Arquidiocese de Belém celebra São Sebastião com missas e procissões em três localidades

Programação religiosa ocorre na Sacramenta, em Icoaraci e em Santa Bárbara do Pará, com destaque para o dia 20 de janeiro

Publicado em 15 de janeiro de 2026 às 14:33

Programação religiosa ocorre na Sacramenta, em Icoaraci e em Santa Bárbara do Pará, com destaque para o dia 20 de janeiro
Programação religiosa ocorre na Sacramenta, em Icoaraci e em Santa Bárbara do Pará, com destaque para o dia 20 de janeiro Crédito: Divulgação

A Igreja Católica celebra no dia 20 de janeiro a memória de São Sebastião, santo mártir e defensor da fé, e a data será marcada por uma extensa programação religiosa na Arquidiocese de Belém. As homenagens acontecem no bairro da Sacramenta, no distrito de Icoaraci e no município de Santa Bárbara do Pará, reunindo fiéis em momentos de oração, devoção e manifestações culturais.

Na Paróquia São Sebastião, localizada na Avenida Senador Lemos, no bairro da Sacramenta, a festividade ocorre de 12 a 20 de janeiro, com o tema “São Sebastião, exemplo de humildade e serviço”. Ao longo dos dias, a programação inclui novena às 18h e missa às 19h, com padres convidados, além de atividades culturais a partir do dia 17. No dia do padroeiro, a terça-feira (20), a programação começa às 7h com missa presidida pelo monsenhor Agostinho Cruz, seguida de carreata pelas ruas do bairro. Ao longo do dia, a igreja permanece aberta para visitação, com celebrações ao meio-dia, novena às 13h e Missa Solene às 19h, presidida pelo arcebispo de Belém, dom Julio Endi Akamine. A noite se encerra com uma procissão luminosa no entorno da paróquia.

No município de Santa Bárbara do Pará, a devoção a São Sebastião também mobiliza a comunidade. A Paróquia Santa Bárbara realiza a festividade de 17 a 25 de janeiro, culminando na 95ª edição do Círio de São Sebastião, que traz como tema “São Sebastião, ensina-nos amar a Deus assim como tu amou”. Durante a programação, há missas diárias às 19h e atividades culturais. No dia 20, serão celebradas missas às 8h30 e às 19h. O ponto alto ocorre no domingo (25), com a procissão do círio, que sai às 8h da Capela Santa Bárbara e percorre diversas ruas da cidade. A chegada à igreja matriz será marcada por missa presidida pelo padre Evandro Fonseca, e o encerramento acontece à noite com celebração e programação cultural.

Em Icoaraci, a festividade acontece na Igreja São Sebastião, situada na orla e vinculada ao Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças. A programação ocorre de 17 a 20 de janeiro, com o tema “São Sebastião, discípulo de Cristo”. Os fiéis participam de momentos de louvor a partir das 17h30, missas às 19h e atividades culturais. No dia 20, a celebração começa às 18h com a procissão da imagem de São Sebastião, saindo da Igreja Matriz de Icoaraci em direção à igreja do padroeiro na orla. A programação se encerra com Missa Solene presidida pelo padre Maurício Henrique.

As celebrações reforçam a fé, a tradição e a devoção a São Sebastião, reunindo comunidades em diferentes pontos da Região Metropolitana de Belém em um dos momentos religiosos mais tradicionais do calendário católico.