Base Fluvial Antônio Lemos apreende quatro tabletes de drogas no Marajó

Droga estava escondida na carcaça de um ar-condicionado e foi localizada com ajuda de cão farejador

Publicado em 24 de dezembro de 2025 às 12:39

Droga estava escondida na carcaça de um ar-condicionado e foi localizada com ajuda de cão farejador
Droga estava escondida na carcaça de um ar-condicionado e foi localizada com ajuda de cão farejador Crédito: Divulgação

Uma ação de fiscalização na malha fluvial do Marajó resultou na apreensão de quatro tabletes de skunk nesta terça-feira (23). A droga era transportada em uma embarcação que saiu de Manaus com destino a Belém e foi descoberta durante abordagem no estreito de Breves.

Agentes da Base Integrada Fluvial Antônio Lemos, ligada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, realizavam fiscalização de rotina na embarcação Itaberaba I, que navegava pelo Rio Tajapuru, quando encontraram o entorpecente. O material ilícito estava escondido dentro da carcaça de um aparelho de ar refrigerado.

A localização da droga contou com o apoio do cão farejador Black, da Polícia Militar, que sinalizou a presença de entorpecentes durante as buscas no interior da embarcação. Após a indicação do animal, os agentes abriram o equipamento e encontraram os quatro tabletes de skunk.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, as ações de fiscalização seguem de forma contínua na região. Ele destacou que o trabalho das bases integradas tem sido fundamental para enfraquecer o tráfico de drogas e garantir mais segurança à população que vive e circula pelos rios do estado.

Após a apreensão, o material foi encaminhado à Polícia Civil no município de Breves, que ficará responsável pela investigação e pela identificação dos envolvidos no transporte da droga.

Somente neste mês, uma única operação da Base Fluvial Antônio Lemos já havia resultado na apreensão de mais de uma tonelada de entorpecentes no estreito de Breves. As fiscalizações seguem intensificadas nas últimas semanas do ano para coibir crimes e reforçar a segurança na região.