Belém inicia Campanha Nacional de Multivacinação para menores de 15 anos

A campanha busca ampliar a cobertura vacinal e garantir que crianças e adolescentes iniciem ou completem o esquema de vacinação previsto no Calendário Nacional de Vacinação.

Publicado em 3 de agosto de 2026 às 22:41

O Dia D nacional será realizado também neste sábado, com vacinação gratuita nas unidades básicas de Saúde (UBS).
O Dia D nacional será realizado também neste sábado, com vacinação gratuita nas unidades básicas de Saúde (UBS). Crédito: Tomaz Silva - Agência Brasil

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), iniciou nesta segunda-feira (3), a Campanha Nacional de Multivacinação, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). A mobilização segue até 1º de setembro, com o Dia D Nacional de Mobilização marcado para 22 de agosto.

A campanha busca ampliar a cobertura vacinal e garantir que crianças e adolescentes iniciem ou completem o esquema de vacinação previsto no Calendário Nacional de Vacinação, prevenindo o retorno de doenças imunopreveníveis como sarampo e poliomielite.

Segundo a coordenadora da estratégia, Cleise Soares, manter altas coberturas vacinais é essencial para evitar que doenças já controladas ou erradicadas voltem a circular.

O público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos com vacinas em atraso. Pais e responsáveis devem conferir a caderneta de vacinação e, em caso de dúvidas, procurar uma unidade de saúde para avaliação.

Durante a campanha, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário infantil e do adolescente, incluindo imunizantes contra hepatites A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, HPV, Covid-19 pediátrica, além de BCG, pentavalente, pneumocócicas, tríplice viral e tetraviral, entre outras.

A vacinação será realizada de forma seletiva, conforme a situação vacinal de cada criança ou adolescente.

Onde se vacinar

As doses estão disponíveis nas salas de vacinação da rede municipal de saúde, hospitais militares e instituições parceiras distribuídas por Belém, Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro e demais distritos.

Documentos necessários

• CPF da criança ou adolescente;

• Caderneta de vacinação.

Período da campanha: 3 de agosto a 1º de setembro de 2026.

Dia D Nacional de Mobilização: 22 de agosto de 2026.

A Sesma orienta que pais e responsáveis não deixem para a última hora e aproveitem a campanha para manter a vacinação em dia, protegendo crianças, adolescentes e toda a comunidade contra doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização.