Belém não registra novas chuvas desde inicio de julho 

Segundo previsões, o período de seca tende a continuar na capital paraense. 

Publicado em 22 de julho de 2024 às 18:37

Sem previsão de chuvas na capital paraense
Sem previsão de chuvas na capital paraense Crédito: Imagem Ilustrativa

Segundo o monitoramento do Instituto Nacional de Meterologia (INMET), no Distrito Belém, a capital paraense registrou a última chuva no dia 4 de julho. De lá pra cá, os belenenses estão sentindo a cada dia, a elevação da temperatura, sem a famosa chuva que refresca o período de maior pico de calor na cidade, principalmente, no horário da tarde. Cerca de 32,5 milímetros foi o acumulado em julho, apenas 20% do esperado para o mês, com a média prevista para 156 milímetros. 

Ao todo no mês de julho, o Inmet informa que, choveu 32,5 milímetros, o que corresponde a aproximadamente 20% do esperado para o mês, cuja média aguardada era de 156 milímetros. A chuva que caiu no dia 4 de julho, contabilizou quase toda essa precipitação prevista para todo o mês, cerca de 29,7 milímetros. Essa quantidade corresponde a 91,3% do total que choveu do início do mês até essa segunda-feira, 22. 

Segundo os registros do Inmet, as temperaturas têm se mantido elevadas na capital paraense, chegando a ultrapassar os 35ºC. O dia mais quente deste mês foi na terça-feira passada, dia 16, com máxima de 35,6ºC.  De acordo com especialistas, a previsão é que os próximos dias, em Belém, continuem com temperaturas elevadas, pois está ocorrendo uma inversão térmica, porém pode haver mudanças, caso haja um furo na massa de ar seco, e, cause uma chuva de fraca intensidade, isolada.