Belém recebe pré-sessões da COP em novembro

Pré-sessões, cúpula de líderes e investimentos em infraestrutura e turismo movimentam a capital paraense em novembro

Publicado em 11 de setembro de 2025 às 15:46

Belém será o centro das atenções em novembro ao receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30)
Belém será o centro das atenções em novembro ao receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) Crédito: Agência Pará

Belém será o centro das atenções em novembro ao receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). A cidade sediará pré-sessões, encontros de líderes mundiais e reuniões oficiais da conferência, reforçando seu papel nas negociações climáticas globais e mobilizando investimentos em infraestrutura e turismo.

Entre 4 e 5 de novembro, a capital paraense receberá as pré-sessões dos Países Menos Desenvolvidos (LDCS). Nos dias 6 e 7, será a vez dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), seguidos por debates do Grupo dos 77 e China (G77 e China) e do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (CDM), nos dias 8 e 9. A Cúpula dos Líderes ocorrerá nos dias 6 e 7, permitindo que chefes de Estado alinhem compromissos e construam consensos antes das sessões formais da COP30, que acontecem entre 10 e 21 de novembro.

Dentro da programação oficial, Belém também sediará a 63ª sessão do Órgão Subsidiário de Aconselhamento Científico e Tecnológico (SBSTA 63) e a 63ª sessão do Órgão Subsidiário de Implementação (SBI 63), órgãos da UNFCCC que oferecem suporte técnico e operacional às decisões da conferência, aprofundando análises e orientando a implementação da Convenção, do Protocolo de Quioto e do Acordo de Paris.

Para receber toda a programação da ONU, o Governo do Pará realiza mais de 30 obras em turismo, desenvolvimento urbano, mobilidade e saneamento, dentro do cronograma previsto, gerando mais de cinco mil empregos diretos e indiretos. Entre as melhorias, estão novas vias, renovação da frota de ônibus, ampliação da rede hoteleira, escolas reformadas para funcionar como hostels, navios de cruzeiro atracados e a Vila COP30, espaço multifuncional que será transformado em centro administrativo após o evento.

Além disso, o Estado investiu na qualificação de mão de obra em turismo e serviços, emitindo 25 mil certificados pelo programa Capacita COP30, reforçando a preparação da cidade para receber delegações de todo o mundo.

Elias Felippe (Estagiário sob supervisão de Cássio Leal, editor-chefe da tarde).