Belém vai sediar o Festival do Brega em dezembro; veja os detalhes

O pré-anúncio do festival foi feito na manhã desta quinta-feira (10), durante evento do Ministério do Turismo na capital paraense

Publicado em 10 de julho de 2025 às 15:23

Ministro do Turismo, Celso Sabino.
Ministro do Turismo, Celso Sabino. Crédito: Alessandra Serrão/MTur

Belém vai sediar, pela primeira vez, o Festival do Brega, previsto para acontecer no dia 6 de dezembro deste ano. O anúncio foi feito em primeira mão pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, durante o evento “Turismo em Ação – Edição Pará”, realizado na manhã desta quinta-feira (10), no auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em Belém.

O evento contou com a presença de diversos gestores municipais e estaduais, além de representantes do trade turístico. O prefeito de Belém, Igor Normando, também participou e confirmou a realização do festival, destacando a importância da valorização da cultura local.

“Nós vamos fazer aqui o Festival do Brega para todos os artistas poderem se expressar, mostrar nossa cultura, o nosso turismo do Brasil e para o mundo”, afirmou o prefeito.

Apesar da confirmação da data, o local do festival ainda não foi divulgado oficialmente.

Capital Mundial do Brega

Em junho deste ano, Belém foi consagrada com o título de ‘Capital Mundial do Brega’ concedido pela ONU Turismo. A entrega em Belém foi realizada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, em cerimônia na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a presença do prefeito Igor Normando, de representantes da ONU Turismo, autoridades locais e mais de 30 artistas do movimento brega paraense.

O título foi aprovado na 123ª reunião do Conselho Executivo da ONU Turismo, em Segóvia (Espanha), sob a presidência de Sabino, que celebrou a conquista como um marco na valorização da cultura amazônica. “O brega é mais que música — é emoção, identidade e pertencimento. Entregar esse título a Belém é reconhecer a força da cultura popular como motor de desenvolvimento e orgulho nacional. Nosso povo canta, dança e transforma arte em história. Esse título é de Belém, ninguém tira, e agora o mundo sabe disso”, afirmou o ministro Celso Sabino.

Turismo em Ação – Edição Pará

A visita do ministro à capital paraense marca o lançamento de um pacote de ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do turismo no estado, especialmente diante da realização da 30ª Conferência da ONU sobre o Clima (COP30), programada para novembro de 2025, em Belém.

A agenda do ministro inclui o anúncio de investimentos em infraestrutura, qualificação profissional e conectividade aérea, visando preparar o estado para o aumento do fluxo turístico e consolidar o Pará como destino estratégico no Brasil.

O encontro na Sudam reuniu gestores públicos, empreendedores e representantes do setor turístico em um esforço conjunto para impulsionar o desenvolvimento regional e promover as riquezas culturais da Amazônia.