Ministro do Turismo anuncia pacote de ações para impulsionar atividade turística no Pará

Belém recebe obras de infraestrutura, sinalização turística e nova malha aérea como parte da preparação para a Conferência da ONU.

Imagem de perfil de Talytha Reis

Talytha Reis

Repórter / [email protected]

Publicado em 10 de julho de 2025 às 11:21

Crédito
Crédito Crédito: Paulo Bento Jr. - Roma News

O ministro do Turismo, Celso Sabino, cumpre extensa agenda nesta quinta-feira (10), em Belém, para anunciar um pacote de ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do turismo no Pará. As medidas, que incluem investimentos em infraestrutura, qualificação profissional e conectividade aérea, fazem parte dos preparativos para a 30ª Conferência da ONU sobre o Clima (COP30), marcada para novembro, na capital paraense.

A programação começou com o evento “Turismo em Ação - Edição Pará”, no auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), reunindo gestores públicos, empreendedores e representantes do trade turístico. 

Crédito
Crédito Crédito: Paulo Bento Jr.  - Roma News 

"O governo do presidente Lula está focado em fazer com que o norte do país seja um grande destino turístico, por isso estamos investindo em infraestrutura, trazendo mais voos e também o turismo, e está dando certo. Os números estão aí para mostrar os recordes históricos superados, com grande volume de turistas domésticos e internacionais vindo para o Pará", ressaltou o ministro. 

Entre os anúncios, foram mencionados os conjuntos de ações voltadas ao fortalecimento do turismo no Pará, e os espaços turísticos que ganharão investimento superior a R$ 4,5 milhões, além da liberação de linhas de crédito para o setor no Estado. 

A sinalização será direcionada a pontos estratégicos da capital, como o Santuário de Nazaré, Parque do Utinga, Porto Futuro, Parques Lineares e o novo Parque da Cidade. “Vivemos um novo ciclo de prosperidade graças à união entre governo federal, estado e prefeitura”, acrescentou.

A agenda segue às 15h30 com a cerimônia de certificação de alunos da Escola Nacional de Turismo, no Espaço São José Liberto. Os formandos completaram os ciclos 2, 3 e 4 dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Ministério do Turismo.

Mais tarde, às 19h, também no São José Liberto, será feito o lançamento da Nova Malha Aérea para a COP30, com voos que vão ampliar a conectividade de Belém com destinos nacionais e internacionais no segundo semestre.