Cachorro é agredido pelo próprio tutor no bairro do Parque Verde, em Belém

Vídeo mostra momento da violência; dois animais foram apreendidos e caso é investigado

Publicado em 14 de janeiro de 2026 às 14:41

Vídeo mostra momento da violência; dois animais foram apreendidos e caso é investigado
Vídeo mostra momento da violência; dois animais foram apreendidos e caso é investigado Crédito: Redes Sociais

Um cachorro foi espancado pelo próprio tutor no Conjunto Parklândia, no bairro do Parque Verde, em Belém. O caso aconteceu na quinta-feira (8) e ganhou repercussão nesta semana após a circulação de um vídeo que mostra as agressões contra o animal.

Nas imagens, o cachorro corre em direção ao portão quando é alcançado pelo homem, que o segura e passa a desferir vários tapas no rosto do animal. A cena causou indignação nas redes sociais e mobilizou entidades de defesa animal.

De acordo com a Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB Pará, não foi possível realizar a prisão no momento, já que o agressor não estava em situação de flagrante. Mesmo assim, ele foi levado à Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) para prestar esclarecimentos.

Na delegacia, foi solicitada a manutenção da apreensão do cachorro agredido e de outro animal da mesma raça que também estava sob a guarda do suspeito. A legislação ambiental prevê a perda da guarda dos animais em casos de maus-tratos, sem necessidade de mandado judicial específico.

A Polícia Civil informou, por meio de nota, que a Demapa instaurou um inquérito para apurar o caso, que segue em investigação. No Brasil, o crime de maus-tratos contra cães e gatos pode resultar em pena de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.