Publicado em 12 de agosto de 2024 às 19:31
A Basílica de Nazaré passa por um processo de restauro e conservação há 8 meses. É a primeira vez que a igreja recebe uma intervenção restaurativa completa em mais de cem anos de existência. O projeto contempla a restauração do seu altar principal, telhado, forro, de todas as 10 capelas laterais da nave, do lado esquerdo e direito, dos elementos decorativos, vitrais e capitéis, que foram se desgastando ao longo do tempo, além da requalificação da cripta, localizada no subsolo do Santuário.
Segundo a coordenadora geral do projeto, Luci Azevedo, "um dos objetivos é preservar o patrimônio histórico e cultural que a Basílica representa, não só para a capital paraense, Belém, mas para toda a região amazônica e para os fiéis que visitam o Santuário anualmente, especialmente, durante o Círio de Nazaré", pontua.
Em 17 de agosto, data em que se comemora o Dia do Patrimônio Histórico Nacional, serão entregues à população as capelas laterais do lado esquerdo da igreja, já restauradas e com nova iluminação.
O projeto é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Rouanet. O valor total da obra é de R$ 8.786.382,45 (oito milhões, setecentos e oitenta e seis mil, trezentos e oitenta e dois reais e quarenta e cinco centavos). A previsão de execução e término da obra é de até 18 meses.
Sobre a importância do projeto, o Diretor-Presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto destaca: “Participamos de todo o projeto de Conservação, Restauração e Requalificação da Cripta da Basílica de Nazaré, patrimônio histórico do Brasil e cenário de diversas experiências marcantes. A Vale está presente no Pará há cerca de 40 anos e, como maior patrocinador da cultura brasileira pelo quarto ano consecutivo via Lei Rouanet, contribui com a salvaguarda de patrimônios paraenses e contribui com uma cultura cada vez mais acessível e plural no estado.”
Fases do projeto
O projeto possui 5 fases. Na primeira, os trabalhos de restauro iniciaram nas capelas laterais do lado esquerdo, onde estão, a das Santas Mulheres, Sagrado Coração de Jesus, São José, Santa Terezinha, Nossa Senhora das Dores, que passaram também por revitalização nos ambientes da área que dá acesso à cripta e ao confessionário.
As capelas, a serem entregues no dia 17 de agosto, receberam os serviços de recuperação dos forros artísticos com recomposição dos mosaicos, do douramento e revitalização da pintura; limpeza e polimento dos revestimentos de mármore e das peças em bronze; recomposição das áreas com perda de mosaico e dos douramentos dos altares; reintegração dos pisos; reconstituição das peças faltantes das portinholas; limpeza e recuperação dos vitrais e esquadrias das capelas e da nave central e dos revestimentos em mosaico da nave lateral esquerda e central; polimento dos pilares em granito; douramento dos capitéis, frisos e elementos ornamentais; recuperação dos lustres e do forro de madeira da nave lateral esquerda e da central com reconstituição dos ornatos em massa e douramento.
O pároco da Basílica de Nazaré, padre Francisco Cavalcante, fala do sentimento da congregação barnabita com a entrega dessa fase da obra. “Para nós, religiosos barnabitas, esse momento de entrega da primeira parte do restauro da Basílica Santuário de Nazaré, é um momento de alegria. É um marco que expressa vitória; a colheita de tantos irmãos religiosos e leigos que trabalham para que o restauro possa acontecer”, destaca o religioso.
A obra está em fase de conclusão da terceira etapa. "A expectativa é que em setembro a quarta etapa também esteja avançada, já que os trabalhos também avançam nas cúpulas laterais do lado direito, onde estão montados os andaimes e os trabalhadores atuam nos mosaicos e vitrais, além de outras partes específicas", ressalta Marcos Oliveira, um dos engenheiros responsáveis pela obra.
Requalificação da Cripta
O projeto de restauração contempla a requalificação da cripta, ambiente localizado no subsolo da igreja e pouco conhecido pela população. Com a conclusão da intervenção restaurativa, o local ganhará uma nova funcionalidade, oportunizando à população visitações, pesquisas e a realização de missas.
Sobre os trabalhos realizados no espaço, a arquiteta e urbanista e fiscal da obra, Isis Ribeiro, informa que, “na cripta, os trabalhadores realizam os serviços de demolição, alvenaria e pisos contemporâneos; remoção do reboco de argamassa cimentícia das paredes e forro; recomposição das lacunas nas paredes de pedra; instalações de tubulação para alimentação elétrica, hidráulica, esgoto, refrigeração e incêndio; nivelamento de piso; readequação do espaço para instalação de plataforma elevatória para pessoas com mobilidade reduzida; reorganização de espaço para instalação de copa e banheiros; aplicação de betume no teto e paredes em pedra; início da paginação do piso em mármore; demolição da escada de acesso aos banheiros e copa”, pontua.
Obra de portas abertas com segurança
A arquiteta fiscal da obra, Isis Ribeiro, destaca a peculiaridade do projeto de restauro da Basílica de Nazaré e requalificação da cripta ao ser uma obra de portas abertas. “É importante ressaltar que a obra está sendo feita sem que haja interdição do acesso dos frequentadores da Basílica, e adequada de modo que as celebrações possam ocorrer normalmente, com segurança reforçada, através de sinalização e equipamentos de segurança instalados por toda extensão do Santuário”.
O projeto iniciou em novembro de 2023. Cerca de 100 profissionais estão envolvidos, entre arquitetos, engenheiros, restauradores, mestre de obras, operários, administrativo, fiscalização da obra, coordenação do projeto e equipe de comunicação. Para a segurança desta equipe, foram desenvolvidos cursos e treinamentos, exigidos pelo Ministério do Trabalho.
Exposição "Imagens do Agora"
A programação destaca também a apresentação da exposição itinerante "Imagens do Agora". Tal exibição se concentrará, no dia 17, na área do calçadão frontal da Basílica. Apresenta uma série de fotografias que mostram detalhes do processo do restauro em andamento e os profissionais responsáveis pelo resgate da beleza arquitetônica de um dos patrimônios mais visitados da capital paraense.
A proposta faz parte da etapa de ação educativa que o projeto propõe. Percorrerá algumas escolas públicas do entorno da Basílica, como a Deodoro de Mendonça, próximo local onde a exposição será instalada.
A coordenadora geral do projeto, Luci Azevedo, expressa a intenção da exposição “Imagens do Agora”: “É mostrar os bastidores do restauro, dar transparência ao trabalho que vem sendo executado, aproximar o público em geral para que todos se sintam parte deste momento importante para a memória cultural e histórica da Basílica de Nazaré.
Programação
9h, Missa em ação de graças
10h, Cerimônia de entrega das capelas
8h30 às 11h, Visita à exposição – Imagens do Agora: Restauração Basílica de Nazaré
Serviço