PMPA afasta guarnição e apura denúncias de agressão em Ananindeua

Em uma nota, a Polícia Militar reforçou que não tolera desvios de conduta dentro da instituição

Publicado em 20 de dezembro de 2025 às 18:56

O episódio aconteceu na manhã de sábado, no loteamento Cristo Redentor
O episódio aconteceu na manhã de sábado, no loteamento Cristo Redentor Crédito: Reprodução / Redes sociais

A Polícia Militar do Pará se pronunciou oficialmente sobre a abordagem registrada no bairro do Icuí Guajará, em Ananindeua, que gerou denúncias de agressão e abuso de autoridade por parte de policiais militares. Em nota enviada ao Roma News, a corporação informou que afastou do serviço operacional todos os integrantes da guarnição envolvida na ocorrência, neste sábado (20).

Segundo a PMPA, a identificação dos agentes foi realizada e um procedimento administrativo já foi instaurado para apurar individualmente a conduta de cada policial. O caso está sendo acompanhado pela Corregedoria da corporação, responsável pela investigação interna.

Ainda de acordo com a nota, a Polícia Militar reforçou que não tolera desvios de conduta dentro da instituição e que medidas disciplinares serão adotadas conforme o andamento da apuração. O afastamento dos policiais das atividades de rua ocorre de forma preventiva, enquanto o procedimento segue em curso.

O episódio aconteceu na manhã de sábado, no loteamento Cristo Redentor, e ganhou repercussão após relatos de que um homem teria sido agredido durante uma abordagem, apesar de não portar nenhum material ilícito. A vítima foi liberada no local.

Confira a nota oficial da PMPA

"A Polícia Militar informa que identificou e afastou da atividade operacional toda a guarniação envolvida na ocorrência e que um procedimento foi instaurado para apurar a conduta de cada agente. A PMPA reforça que não compactua com o desvio de conduta de qualquer policial militar e que a Corregedoria da Corporação acompanha o caso."