Casa das Artes recebe o I Fórum de Pesquisa em Cinema

O evento terá emissão de certificados. O objetivo é aproximar estudantes, pesquisadores e cinéfilos de produções acadêmicas ao universo cinematográfico.

Imagem de perfil de Agência Pará

Agência Pará

[email protected]

Publicado em 9 de maio de 2025 às 19:58

(A primeira edição do Fórum conta com programação repleta de pesquisas e debates abertos, que buscam conectar diversas áreas à sétima arte.)
(A primeira edição do Fórum conta com programação repleta de pesquisas e debates abertos, que buscam conectar diversas áreas à sétima arte.) Crédito: Divulgação 

De 14 a 16 de maio (quarta e quinta-feira), ocorrerá na Casa das Artes, em Belém, o I Fórum de Pesquisa em Cinema, promovido pelo Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), com o apoio do governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP). Interessados em participar devem preencher formulário eletrônico até o dia 13 de maio.

A primeira edição do Fórum conta com programação repleta de pesquisas e debates abertos, que buscam conectar diversas áreas à sétima arte. O evento ocorrerá das 18h às 21h, com entrada gratuita e emissão de certificados de participação.

Inspiração - O Fórum é coordenado pelo pesquisador Marco Antonio Moreira, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), e propõe um espaço para inspirar e valorizar novas pesquisas sobre cinema no Pará e o que já foi produzido, além de aproximar o público do tema. Passando por clássicos do cinema brasileiro, produções paraenses e a obra de Líbero Luxardo, a programação inspira reflexões sobre cinema, memória e Amazônia.

“A gente aprende a valorizar o cinema como arte quando estuda. O cinema é entretenimento, também, mas não é só isso. É uma arte essencial no século 21”, destaca o coordenador.

Entre os destaques estão a palestra de Leandro Alves da Silva, que investiga as reações políticas à exibição de "Iracema – Uma Transa Amazônica", e Januário Guedes, com uma leitura estética e histórica do clássico "Cabra Marcado para Morrer". Além deles, Ramiro Quaresma, Beatriz Oliveira e Luzia Álvares participarão dos debates.

Estímulo - Marco Antonio reforça que o Fórum é fundamental para visibilizar os trabalhos que vêm sendo feitos e estimular novos olhares sobre o cinema. A proposta é fortalecer a pesquisa cinematográfica no Pará, reconhecendo o cinema como linguagem artística essencial à reflexão crítica, à investigação acadêmica e à transformação social.

A realização do Fórum conta com apoio do Governo do Pará, por meio da Fundação Cultural (FCP), e as parcerias da Universidade Federal do Pará (UFPA), via curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes) e Centro Acadêmico do Curso de Cinema e Audiovisual, da Banzeiro Comunicação e da Rede Cultura de Comunicação.

Serviço: I Fórum de Pesquisa em Cinema. Período de realização: 14 a 16 de maio, das 18h às 21h, na Casa das Artes - Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, nº 236, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré. Inscrições pelo link divulgado nos canais do CEC - https://forms.gle/gy6cmF5riBFn9HXW8