Casa do Açaí abre turma extra para capacitar manipuladores em Belém

A capacitação é um dos passos obrigatórios para quem precisa da carteirinha da Vigilância Sanitária, documento necessário para conseguir a licença de funcionamento

Publicado em 28 de janeiro de 2026 às 15:56

A capacitação é um dos passos obrigatórios para quem precisa da carteirinha da Vigilância Sanitária, documento necessário para conseguir a licença de funcionamento.
A capacitação é um dos passos obrigatórios para quem precisa da carteirinha da Vigilância Sanitária, documento necessário para conseguir a licença de funcionamento. Crédito: Agência Belém

A procura foi tanta que não deu para esperar até a próxima semana. A Casa do Açaí abriu turmas extras nesta quarta (28) e quinta-feira (29) para capacitar manipuladores artesanais de açaí e bacaba, em Belém.

O curso, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), orienta quem trabalha diretamente com o preparo dos produtos sobre boas práticas de higiene e segurança alimentar, exigidas para a atividade. A capacitação é um dos passos obrigatórios para quem precisa da carteirinha da Vigilância Sanitária, documento necessário para conseguir a licença de funcionamento.

A iniciativa também mira na prevenção de problemas graves de saúde pública. A manipulação inadequada do açaí e da bacaba pode provocar contaminações e até doenças como a Doença de Chagas, além de infecções alimentares.

Normalmente, a capacitação acontece todas as quintas-feiras, mas a alta demanda levou à abertura dessas turmas excepcionais nesta semana. O curso ocorre no período da tarde e é voltado exclusivamente para manipuladores artesanais.

Serviço

Capacitação para manipuladores de açaí e bacaba

Datas: 28 e 29 de janeiro

Horário: 14h30 às 17h

 Local: Casa do Açaí

Público-alvo: manipuladores artesanais de açaí e bacaba