Católicos realizam Círio do Rosário em Curuçá

Manifestação levou milhares de pessoas às ruas da cidade.

Publicado em 21 de setembro de 2025 às 16:24

Círio de Curuçá é considerado um dos mais antigos do estado.
Círio de Curuçá é considerado um dos mais antigos do estado. Crédito: Reprodução / Facebook

Milhares de católicos participaram neste domingo (21) do Círio de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Curuçá, região nordeste do estado. A romaria deste ano é a de número 268 da história, sendo uma das mais antigas manifestações de fé no estado.

A programação começou bem cedo com uma missa presidida pelo bispo da diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti. Em seguida, a imagem da padroeira da cidade saiu às ruas de Curuçá para mais um Círio.

Ao longo do percurso, os fiéis realizaram diversas manifestações de fé, seja para pedir ou para agradecer por graças alcançadas. Nem mesmo o forte calor foi capaz de desanimar os fiéis. A organização estima que quase 30 mil pessoas participaram do Círio.

Depois de pouco mais de duas horas, a procissão chegou em frente à igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário para a bênção final aos romeiros.

HISTÓRIA

Segundo a história, a devoção a Nossa Senhora do Rosário começou com a chegada dos jesuítas no município. Em 1757, o então bispo Dom Miguel de Bulhões decretou Nossa Senhora do Rosário como padroeira da cidade.