Filiação de Chicão ao União Brasil ainda está em negociação

Presidente da Alepa também deve assumir o comando do partido no Pará em 2026, pretende disputar vaga no senado

Publicado em 23 de dezembro de 2025 às 14:59

Filiação de Chicão ao União Brasil ainda está em negociação
Filiação de Chicão ao União Brasil ainda está em negociação Crédito: Baltazar Costa / Alepa

A possível filiação do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Francisco Melo, o Chicão, ao União Brasil ainda não está confirmada oficialmente. A informação foi esclarecida pelo próprio partido, que afirmou que as tratativas seguem em andamento.

Chicão vinha sendo apontado como novo filiado à legenda e possível candidato ao Senado Federal nas eleições de 2026, além de ser cotado para assumir o comando estadual do partido no Pará. O movimento ganhou força após mudanças internas no União Brasil no estado, em meio a decisões tomadas no âmbito nacional da sigla.

No entanto, em nota, o partido adotou cautela ao tratar do assunto.

“Conforme orientações internas, a filiação de Chicão ao União Brasil está em negociação. De forma que não temos uma resposta concreta até o momento”, informou a legenda.

Apesar da indefinição, Chicão segue sendo apontado como um dos nomes com apoio do governador Helder Barbalho para a disputa ao Senado em 2026, o que mantém seu nome no centro das articulações políticas para o próximo pleito.

Até o momento, não há prazo oficial para a conclusão das negociações nem confirmação sobre mudanças no comando estadual do partido no Pará.