Cientistas amazônidas apresentam pesquisas artísticas em Ananindeua; veja como participar

O evento é totalmente gratuito e aberto ao público

Publicado em 15 de outubro de 2025 às 11:20

Cientistas amazônidas apresentam pesquisas artísticas em Ananindeua - 
Cientistas amazônidas apresentam pesquisas artísticas em Ananindeua -  Crédito: Divulgação

Durante os dias 24 e 26 de outubro o II Encontro de Pesquisa Artística Habitante-Criador vai reunir pesquisadores amazônidas, nas diversas linguagens do corpo, que desenvolvem trabalhos de Pesquisa e produção artística enquanto prática emancipatória nos processos de criação. O evento, que será realizado em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, é totalmente gratuito e aberto ao público.

O encontro é realizado pelo Grupo de Pesquisas Habitante-Criador: Núcleo de Estudo e Pesquisa Artística na Amazônia- CNPQ, da Universidade Federal do Pará no Instituto de Ciências da Arte, Programa de Pós-Graduação em Artes – UFPA e Escola de teatro e dança da UFPA, em parceria com a Casa Ribalta e Ribalta Companhia de Dança. O evento é coordenado pela Profª Drª Mayrla Andrade, por meio de seus projetos de pesquisa e extensão da ETDUFPA.

Durante três dias, o encontro vai promover workshops, painéis, mesas de debates, apresentações artísticas e lançamento de e-books. O evento será divido em dois espaços: na Casa Ribalta e no Teatro Municipal de Ananindeua.

"Nesta segunda edição, convidamos artistas-pesquisadores a apresentarem os resultados parciais e/ou totais das pesquisas poéticas desenvolvidas nas diversas áreas interdisciplinares de Pesquisa Artística em interface com as artes da criação, performativas, espetacularidades, na educação e a diversidade de expressões em seus saberes-fazeres", explicou a idealizadora do evento, Mayrla Andrade.

Para apresentar os trabalhos de pesquisa, os pesquisadores podem se inscrever até o dia 17. Já o público participante do evento, pode ser inscrever até o dia 24. As inscrições podem ser feitas no site.

" O nosso objetivo é fomentar a partilha de estudos prático-reflexivos em torno da pesquisa artística no estado do Pará. É uma relevante alternativa para a formação continuada de artistas-pesquisadores e seus diálogos com outras áreas do conhecimento, acolhendo um número significativo de professores, artistas, estudantes de graduação e pós-graduação nas diversas áreas que dialogam com o corpo e suas corporeidades", disse Mayrla.

"Além de Fortalecer aspectos da poética do habitante-criador, experienciados em processos de criação em dança a partir de investigações dos modos de ser e habitar a cidade. E fomentar Articulações e abordagens do corpo em movimento que nasce da experiência com o lugar que habitamos e suas interfaces entre pesquisa, criação e realização de obras coreográficas. Dialogar dispositivos de investigação de poética que emergem do discurso pelo corpo", completou.

Programação completa e gratuita:

Dia 24 de outubro - Casa Ribalta:

A programação inicia com um ato poético em dança e em seguida a Palestra de abertura com a temática Habitante-Criador: cartografias corpo/espaço Ananin, proferida pela Profª Drª Mayrla Andrade (PPGArtes-UFPA), Profº Drº Lindemberg Monteiro (SEMEC-Belém), Profº Allan Lima (Mestrando PPGArtes-UFPA) e Profº Esp. Leonardo Bahia (SEMED-Ananindeua), que juntos trazem uma cartografia dos processos criativos da Ribalta Companhia de Dança atravessada entre poéticas e reflexões críticas do conceito de Habitante-Criador, abrindo caminhos para compreender os espaços da cidade de Ananindeua como poética pública em movimento e seus fluxos como extensões da criação e território de memória.

Logo após a mesa de abertura, será oferecido um programa de aulas gratuitas com um ciclo de 6 workshops ministrados por artistas-pesquisadores, mestrandos e doutorandos, do programa de pós-graduação em artes da UFPA. Todos os workshops acontecerão nas salas de dança da Casa Ribalta (Ananindeua).

Dia 25 de outubro- Teatro de Ananindeua:

Pela manhã teremos atos poéticos, comunicações orais de pesquisas e a Mesa 1 com a temática: Amazônia Criativa: Dinamização Cultural Artística em Múltiplos Territórios, com a presença dos seguintes convidados: Profº Danilo Bracchi, Profº Diego Jaques, Profº Drº Igor Marques e Profº Jean Gama sob mediação dos artistas-pesquisadores Profº Esp. Higor Oliveira e Profº Drº Lindemberg Monteiro. A Mesa traz reflexões sobre a Amazônia Criativa, em sua pluralidade cultural de práticas artísticas que atravessam territórios governamentais, comerciais e particulares, configurando uma rede de dinâmicas que ressignificam a relação entre arte, política, economia e sociedade. Esta mesa temática busca discutir a dinamização cultural de habitantes-criadores amazônidas em suas práticas artísticas na região, refletindo como diferentes agentes – gestores públicos, coletivos independentes, empresas, instituições culturais e artistas autônomos – atuam na construção de experiências estéticas, políticas e artísticas/pedagógicas que dão visibilidade à diversidade criativa amazônica.

Pela tarde teremos o segundo bloco de atos poéticos, comunicações orais de pesquisas e a Mesa 2 com a temática: A produção do pensamento em dança na contemporaneidade enquanto Habitantes-Criadoras Amazônidas, com a presença de artistas mulheres amazônidas convidadas: Profª Gabrielly Albuquerque, Profª Drª Larissa Chaves, Profª Drª Luiza Monteiro, Profª Drª Waldete Brito, sob mediação das artistas-pesquisadoras Profª Drª Mayrla Andrade e Profª Thays Araújo (Mestranda PPGArtes-UFPA). A mesa propõe uma reflexão sobre como a dança contemporânea se constrói a partir da experiência de artistas que habitam e criam na Amazônia. As artistas desenvolvem obras coreográficas com coletivos em dança ah mais de década na cidade e seus relatos de experiencia vem considerar o corpo como território atravessado por memórias, ancestralidades e vivências cotidianas, buscando-se compreender de que maneira o fazer artístico dessas habitantes-criadoras se firma como produção de pensamento amazônico em arte. O debate pretende evidenciar como a Amazônia não é apenas cenário, mas potência criadora que gera epistemologias próprias em dança, tensionando tradições, invenções e modos de existir no mundo contemporâneo.

Pela noite teremos o Lançamento do e-book do 1º ENCONTRO DE PESQUISA ARTÍSTICA HABITANTE-CRIADOR com apresentação dos autores dos artigos publicados. E Finalizaremos o dia com uma Mostra Artística com companhias de dança convidadas, a saber: Ribalta Companhia de Dança, Volé cia de Dança, Cia Experimental de Dança Waldete Brito, Companhia Moderno de Dança, Cia Caminhos e Grupo Coreográfico Docente da UFPA.

Dia 26 de outubro - Teatro de Ananindeua:

Pela manhã será a Qualificação pública de Mestrado do Habitante-Criador Allan Lima, discente do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA, que tem como TÍTULO: CARTOGRAFIAS DO HABITOCRIAR: O DESDOBRAMENTO POÉTICO DO CONCEITO HABITANTE-CRIADOR, os membros da banca são composto pela Profª Drª MAYRLA ANDRADE SANTOS (Presidente e orientadora), Profª Drª ANA FLAVIA MENDES (PPGArtes UFPA), Profª Drª WALDETE BRITO (FADAN/ PROFARTES UFPA) e Profº Drº LINDEMBERG MONTEIRO DOS SANTOS (SEMEC/BELÉM-PA)

Pela tarde a Mesa 3 tem como tema: Poéticas e Processos de Atuação em Artes na Pesquisa do PPGArtes UFPA, com os artistas-pesquisadores, mestrando e doutorandos, do Grupo de Pesquisa HABITANTE-CRIADOR (UFPA/CNPQ) são eles: Allan Lima, Danilo Bracchi, Higor Oliveira, Leylla Melo, Luciana Borges, Paola Pinheiro, Penélope Lima e Thays Araújo, que trarão seus percursos práticos de pesquisa, compartilhando modos de criação, reflexão e produção de conhecimento nas artes da cena ,a partir de seus objetos de estudos, afirmando a arte como campo de pesquisa e experimentação na região amazônica.

Pela noite as 18h o encerramento do Encontro será com o Lançamento oficial da II BIENAL DE DANÇA ANANIN, e apresentação dos atos poéticos de habitantes-criadores da Casa Ribalta e Grupo de pesquisa HABITANTE-CRIADOR.

Serviço:

- Dia 24/10: Casa Ribalta - Conjunto Cidade Nova VI, Travessa WE 77, número casa: 652.

- Dias 25 e 26/10: Teatro de Ananindeua - Estrada do Maguari, 3360 - Maguari, Ananindeua - PA, 67145-200

- Inscrições clique aqui