Círio 2026: veja as ruas interditadas em Belém durante as próximas romarias

Bloqueios no trânsito seguem até 26 de outubro e afetam avenidas e cruzamentos da capital.

Publicado em 17 de outubro de 2026 às 16:18

Os bloqueios serão realizados em diferentes vias da capital, conforme os trajetos e horários de cada manifestação religiosa -
Os bloqueios serão realizados em diferentes vias da capital, conforme os trajetos e horários de cada manifestação religiosa - Crédito: Divulgação/Segbel

O trânsito de Belém terá novas interdições temporárias durante as próximas romarias do Círio de Nazaré 2026. As mudanças começaram neste sábado (17) e estão previstas até segunda-feira (26), quando será realizado o Recírio. A programação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel).

Os bloqueios ocorrem em diferentes pontos da capital, conforme os trajetos e horários das procissões. A medida busca garantir a segurança dos romeiros e organizar a circulação de veículos durante as manifestações religiosas.

As interdições incluem vias importantes, como as avenidas Nazaré, Magalhães Barata, José Malcher, Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado. A orientação é que motoristas redobrem a atenção à sinalização, sigam as instruções dos agentes de trânsito e procurem rotas alternativas.

Confira o calendário das próximas interdições

Domingo (18) — Romaria das Crianças

Horário dos bloqueios: das 5h às 13h

Entre os cruzamentos previstos para interdição estão:

- Avenida Gentil Bittencourt com Travessa 14 de Março;

- Avenida Generalíssimo Deodoro com Rua João Balbi;

- Avenida José Malcher com Travessa 9 de Janeiro;

- Avenida José Malcher com Avenida Alcindo Cacela;

- Rua João Balbi com Travessa Almirante Wandenkolk;

- Rua Boaventura da Silva com Travessa Rui Barbosa;

- Rua Gama Abreu com Avenida Presidente Vargas;

- Avenida Nazaré com Avenida Assis de Vasconcelos;

- Avenida Brás de Aguiar com Travessas Benjamin Constant e Quintino Bocaiúva;

- Avenida Gentil Bittencourt com Travessa Quintino Bocaiúva;

- Avenida Nazaré com Avenida Generalíssimo Deodoro.

Sábado (24) — Romaria dos Corredores

Horário dos bloqueios: das 5h às 13h

As interdições devem atingir cruzamentos das avenidas Nazaré, Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado, além de trechos próximos à Avenida Almirante Tamandaré, à Rua Gama Abreu e à Avenida 16 de Novembro.

Entre os pontos previstos estão a Avenida Conselheiro Furtado com a Avenida Padre Eutíquio, a Rua Riachuelo com a Avenida Padre Eutíquio e a Avenida 16 de Novembro com a Rua João Diogo.

Sábado (24) — Romaria da Acessibilidade

Horário dos bloqueios: a partir das 8h, até o término da romaria

Os bloqueios estão previstos nos seguintes pontos:

- Avenida Nazaré com Avenida Generalíssimo Deodoro;

- Avenida Brás de Aguiar com Travessa Quintino Bocaiúva;

- Avenida Nazaré com Travessas Quintino Bocaiúva e Rui Barbosa;

- Avenida Governador José Malcher com Avenida Generalíssimo Deodoro.

Sábado (24) — Procissão da Festa

Horário dos bloqueios: a partir das 17h

As interdições estão previstas em cruzamentos da Avenida Conselheiro Furtado com a Travessa 3 de Maio, Travessa 9 de Janeiro e Avenida Alcindo Cacela, além de trechos próximos à Avenida Generalíssimo Deodoro e à Avenida Nazaré.

Segunda-feira (26) — Recírio

Horário dos bloqueios: a partir das 5h, até o término da programação

No encerramento da programação do Círio, as interdições devem ocorrer em pontos como:

- Avenida José Malcher com Avenida Generalíssimo Deodoro;

- Avenida Nazaré com Avenida Generalíssimo Deodoro;

- Avenida Nazaré com Travessas Quintino Bocaiúva e 14 de Março;

- Avenida Nazaré com Vila Leopoldina;

- Avenida Gentil Bittencourt com Travessas 14 de Março e Quintino Bocaiúva;

- Avenida Nazaré com Travessa Rui Barbosa.

Romaria da Juventude também altera o trânsito neste sábado

Além da Ciclo Romaria, realizada pela manhã, Belém recebe neste sábado (17) a Romaria da Juventude. A caminhada está prevista para começar às 16h, com saída da Paróquia Santa Cruz em direção à Basílica Santuário de Nazaré.

A operação de trânsito para a procissão começa a ser monitorada a partir das 14h, e a Avenida Almirante Barroso poderá ter interdição parcial ou total. O percurso inclui ainda a Travessa Humaitá, a Avenida Duque de Caxias, a Travessa Antônio Barreto, a Travessa Castelo Branco, a Avenida Governador José Malcher, a Avenida Generalíssimo Deodoro e a Avenida Nazaré.

A organização estima a participação de aproximadamente 60 mil jovens na romaria.

Orientação aos motoristas

A recomendação é que os condutores planejem os deslocamentos com antecedência, evitem as áreas próximas aos percursos durante os horários das procissões e respeitem a sinalização e as orientações dos agentes.

Como os bloqueios podem ser liberados gradualmente conforme o andamento de cada romaria, é importante acompanhar as atualizações dos órgãos de trânsito antes de sair de casa.

Texto por Pedro Moraes.