Círio de Nossa Senhora das Graças é celebrado em Icoaraci e Ananindeua; veja programação

As celebrações ocorrem em novembro, geralmente no mesmo domingo, antecipando o dia litúrgico da santa, 27 de novembro, e possuem características semelhantes ao famoso Círio de Nazaré de Belém.

Publicado em 19 de novembro de 2025 às 15:12

Círio de Nossa Senhora das Graças.
Círio de Nossa Senhora das Graças. Crédito: Arquidiocese de Belém

O Círio de Nossa Senhora das Graças em Icoaraci e em Ananindeua são duas grandes e distintas manifestações de fé e devoção mariana realizadas anualmente no Pará, nas respectivas localidades. Ambas as celebrações ocorrem em novembro, geralmente no mesmo domingo, antecipando o dia litúrgico da santa, 27 de novembro, e possuem características semelhantes ao famoso Círio de Nazaré de Belém, mas em um contexto paroquial. Na Arquidiocese de Belém as homenagens iniciam neste domingo (23).

Ananindeua

O Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa (BR 316, Praça Vera Cruz, 262 - Centro, Ananindeua) realiza neste domingo (23) a 82ª edição do Círio de Nossa Senhora das Graças, com o tema “Maria, peregrina da Esperança e Rainha da Criação”

A programação começa no sábado (22) com a Missa da Trasladação às 19h, presidida pelo Padre Tadeu Santos, pároco da Paróquia Santa Maria Mãe de Deus. Em seguida inicia a Trasladação com a Imagem de Nossa Senhora das Graças sairá do Santuário para a Paróquia Santa Maria Mãe de Deus.

Domingo (23) Santa Missa da 82° edição do Círio de Ananindeua, será celebrada às 7h, pelo Padre Reginaldo Barbosa, na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus (Avenida Cláudio Saunders - Maguari, Ananindeua). Após a missa a Procissão do Círio sairá da Paróquia Santa Maria Mãe de Deus em direção ao Santuário de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa.

O percurso do Círio das Graças percorrerá cerca de 2 km, iniciando na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, na Av. Cláudio Saunders, seguirá pela BR 316 (contrafluxo) e seguirá até o Santuário, onde haverá missa na chegada presidida por Dom Paulo Andreoli Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

Festividade 23 a 30 de novembro - Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Belém, abre a festividade com Santa Missa às 19h, em seguida terá programação cultural. Na segunda-feira (23) a Santa Missa será presidida por Dom Alberto Taveira, Arcebispo Emérito.

A programação continua até o dia 30 com missa às 19h, presidida por padres convidados e programação cultural. Na quinta-feira (27) Dia da Padroeira Nossa Senhora das Graças haverá missa às 6h, 12h e 19h. No domingo (30), às 7h terá o Círio das Crianças e a noite o encerramento da festividade.

Icoaraci

O Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças celebrará a 73ª edição do Círio de Nossa Senhora das Graças, com o tema Virgem das Graças, Sinal Inabalável de Esperança.

No sábado (22) na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Rua 08 de Maio, 01 - Icoaraci), será celebrada a Missa da Trasladação, presidida pelo pároco de Nossa Senhora de Fátima, Padre Adalberto do Espírito Santo Brandão. Em seguida, a Translação com a Imagem de Nossa Senhora das Graças seguirá até a Igreja de São Sebastião, na Orla do Cruzeiro, de onde sairá a procissão do Círio.

Trajeto - Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, Avenida Augusto Montenegro, Rua Oito de Setembro, Rua Dr. Lopo de Castro, Rua 15 de Agosto, Travessa Pimenta Bueno até Igreja de São Sebastião.

Domingo (23) Missa da 73ª do Círio de Icoaraci, em frente à Igreja de São Sebastião, na Orla de Icoaraci, presidida por Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Belém. Após a missa, a Procissão do Círio seguirá o seguinte trajeto: Igreja de São Sebastião, Rua Siqueira Mendes, Rua Dr. Lopo de Castro, Rua Manoel Barata, Travessa dos Berredos, Rua Coronel Juvêncio, Sarmento, Rua Dr. Lopo de Castro, Rua Padre Júlio Maria até o Santuário de São João Batista e Nossa Senhora das Graças.

Na chegada da procissão terá Santa Missa e a noite inicia a Quinzena do Círio que ocorrerá de 23 de novembro a 08 de dezembro e conta com programação diária, a partir das 18h, inclui missas com padres convidados e programação cultural.

Na quinta-feira (27), Dia de Nossa Senhora das Graças, a programação conta às 6h30 com terço da Alvorada, às 15h com Terço da Divina Misericórdia, às 18h30, Adoração ao Santíssimo Sacramento, às 19h30, Missa do Quinzenário com e Bênção das Medalhas. No sábado (29), será realizada a 20° Caminhada da Juventude e no domingo (30) o 33º Círio das Crianças.

Próximos Círios na Arquidiocese de Belém

Em dezembro, no primeiro domingo, dia 07, serão realizados os Círios de Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Pará, e os de Nossa Senhora da Conceição em Outeiro, Mosqueiro e Benfica.

No segundo domingo, dia 14, será o Círio de Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro, e finalizando o ano os Círios do Menino Deus, em Marituba, e do Menino Jesus, Santa Bárbara, no dia 25 de dezembro.

Devoção a Nossa Senhora das Graças

A devoção a Nossa Senhora das Graças teve início em 1830, com as aparições da Virgem Maria à piedosa e humilde Catarina Labouré, na época freira do convento das Filhas da Caridade. A menina estava rezando na capela do local quando, de repente, surgiu uma iluminação intensa que chamou sua atenção. Era a Virgem Maria, que estava em pé sobre um globo terrestre esmagando uma serpente. De suas mãos, que estavam estendidas, saíam raios de luz - o motivo da claridade.

Ao todo, foram três aparições que aconteceram no convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris, na França. Sua comemoração litúrgica é celebrada em 27 de novembro, considerado o Dia de Nossa Senhora das Graças.

Na Arquidiocese de Belém, a devoção é particularmente forte no distrito de Icoaraci, bem como no município de Ananindeua. Em Ananindeua, Nossa Senhora das Graças é a padroeira da cidade, com sua devoção iniciada antes da fundação do município. A Paróquia de Nossa Senhora das Graças foi estabelecida em julho de 1943, no mesmo ano em que ocorreu o primeiro Círio de Nossa Senhora das Graças. Este ano, o Círio alcança sua 81ª edição.

Com a elevação da Paróquia a Santuário, em 2023, o tradicional Círio de Ananindeua, realizado historicamente no terceiro domingo de agosto, passou oficialmente para o quarto domingo de novembro, coincidindo com o mês da padroeira.

O Círio de Icoaraci teve seu início com a devoção primordialmente em São Brás, em 1949, quando ocorreu um evento extraordinário: um quadro com a imagem de Nossa Senhora derramou lágrimas na casa de uma senhora chamada Zenóbia Castro, localizada na Av. Conselheiro Furtado, onde hoje se encontra a Capela dedicada a Santa.

Por conta disso a devoção começou com as romarias dos moradores de Icoaraci à capela de Nossa Senhora em São Brás. Já em 1952, foi realizado o primeiro Círio de Nossa Senhora das Graças, inspirado no Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Inicialmente, ocorria no segundo domingo de novembro, mas anos depois a data foi fixada para o quarto domingo, mais próximo do dia da Padroeira.