Comitiva de agência sueca visita Palacete Francisco Bolonha

A comitiva foi recebida pela secretária municipal de Cultura e Turismo de Belém, Cilene Sabino

Publicado em 4 de julho de 2025 às 15:41

Visita da comitiva no palacete Francisco Bolonha, na capital paraense.
Visita da comitiva no palacete Francisco Bolonha, na capital paraense. Crédito: Divulgação

Uma comitiva da Swedish International Development Cooperation Agency (SIDA), de bandeira sueca, esteve visitando o palacete Francisco Bolonha, na manhã desta quinta-feira, 3. Na comitiva, ainda esteve presente o funcionário do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Brasil, Tiago Pena.

A visita ao palacete foi uma extensão da pauta dos técnicos, que vieram a Belém, supervisionar as obras do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promabem) e foram convidados pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Cilene Sabino para conhecer o palacete, um dos mais icônicos da era Belle Epoque e símbolo da cultura e turismo da capital paraense.

A visita deixou a comitiva impressionada. O supervisor do BID, Tiago Pena, disse que o local é lindo e está bem preservado. Ele parabenizou a gestão de Belém por manter o espaço em condições de visitação pública. "É lindo! Estou impressionado"!, disse.

Sobre o Promabem, Tiago Pena adiantou que o Programa recebe investimentos de US$ 91 milhões para obras de drenagem e reassentamento habitacional da bacia da Estrada Nova e que o trabalho está fluindo normalmente e sendo executado nos prazos previstos nos contratos.

As delegações foram representadas pelos seguintes técnicos:

SIDA - Agnar Keller e Henric Hansson

BID - Manuel Pacheco, Tiago Pena, Wesney Bazílio e Camila Erazo.

Para quem quiser conhecer o Palacete. As visitas ocorrem de terça a sexta-feiras, nos horários da manhã, a partir das 9h, e tarde, a partir das 14h. A entrada é de graça e não precisa agendar.