Conta de energia deve permanecer mais cara em setembro

Consumidores terão cobrança extra na conta de luz em setembro e concessionária orienta mudanças de hábito para reduzir gastos.

Publicado em 1 de setembro de 2025 às 13:01

Conta de energia deve permanecer mais cara em setembro
Conta de energia deve permanecer mais cara em setembro Crédito: Divulgação

O mês de setembro começa com uma notícia nada animadora para os consumidores de energia elétrica: a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a manutenção da bandeira vermelha patamar 2, o que representa um custo adicional de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.

A decisão se deve ao baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, abaixo da média para o período, o que exige maior acionamento de usinas termelétricas — fontes mais caras de geração de energia.

Diante desse cenário, a Equatorial Pará orienta os clientes a adotar medidas de economia, que podem fazer diferença no fim do mês. “Esse é o momento de olhar para os hábitos dentro de casa e perceber onde podemos mudar. São ajustes pequenos, mas que juntos fazem diferença: desligar aparelhos que não estão em uso, aproveitar a luz natural e evitar desperdícios são algumas das nossas orientações”, explica Luciana Carmo, gerente de Relacionamento com o Cliente da concessionária.

Dicas práticas para economizar energia

  • Eletrodomésticos: dê preferência a aparelhos com selo Procel A, que garantem maior eficiência.

  • Ar-condicionado: regule a temperatura em 23°C, mantenha os filtros limpos e, se possível, opte por modelos inverter.

  • Geladeira: mantenha em local arejado, longe do sol e do fogão, e verifique a vedação regularmente.

  • Iluminação: substitua lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por LED e aproveite a luz natural.

  • Ventilação natural: use janelas abertas para reduzir a necessidade de climatização.

  • Lavanderia: lave e passe roupas de uma só vez, respeitando a capacidade máxima da máquina.

  • Bomba d’água: armazene mais água na caixa e garanta instalação elétrica adequada para evitar desperdício.

Programas de incentivo

A Equatorial Pará também mantém iniciativas voltadas para o consumo consciente. O programa de Eficiência Energética promove trocas de geladeiras e lâmpadas antigas por modelos mais econômicos. Já o E+ Reciclagem permite trocar resíduos recicláveis por descontos na conta de energia, com postos ativos em Belém, Ananindeua, Castanhal, Altamira e Santarém.

Outra novidade é a atualização da Tarifa Social de Energia Elétrica, que passou a garantir 100% de desconto para famílias de baixa renda que consumirem até 80 kWh por mês. Para ter acesso, é necessário estar inscrito no CadÚnico, com renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 759). Idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o BPC também estão entre os beneficiários.