Defesa Civil de Belém lança sistema online para solicitação de vistorias

Plataforma permite que moradores peçam visitas técnicas sem sair de casa; serviço faz parte do portal Descomplica Belém.

Publicado em 28 de outubro de 2025 às 12:27

Defesa Civil de Belém lança sistema online para solicitação de vistorias
Defesa Civil de Belém lança sistema online para solicitação de vistorias Crédito: Jader Paes/Agencia Belém

Pedir uma vistoria da Defesa Civil em Belém ficou mais simples. A Prefeitura lançou um novo sistema digital que permite solicitar o serviço pela internet, sem precisar ir até a sede do órgão. O Sistema de Vistorias da Defesa Civil já está disponível no portal Descomplica Belém, que reúne diversos serviços municipais em um só lugar.

Com a novidade, o morador pode solicitar a visita de engenheiros e agentes da Defesa Civil para verificar as condições de segurança de imóveis e construções, de forma rápida e segura, pelo celular ou computador.

“Agora a Defesa Civil está a um clique. Você não precisa mais se deslocar até a sede para pedir uma vistoria. O Descomplica aproxima a prefeitura das pessoas”, destacou o prefeito Igor Normando durante o lançamento.

O sistema foi desenvolvido pela equipe da Belém Digital, responsável por modernizar os serviços públicos municipais. Para o presidente da instituição, Gustavo Costa, a ideia é tornar a tecnologia uma aliada da população. “O sistema de Vistorias mostra que estamos no caminho certo: com gestão, tecnologia e proximidade com o cidadão”, afirmou.

De janeiro até outubro de 2025, a Defesa Civil de Belém realizou mais de 4,7 mil vistorias preventivas, dentro do projeto Defesa Civil nos Bairros. As ações ajudam a identificar riscos estruturais e orientar medidas de segurança para moradores e comunidades.

Segundo o superintendente da Defesa Civil, Vitor Magalhães, o novo sistema traz agilidade e transparência. “A solicitação e o acompanhamento das vistorias agora são totalmente digitais. Isso facilita tanto para quem pede o serviço quanto para os técnicos que fazem o acompanhamento dos laudos”, explicou.

Como pedir uma vistoria da Defesa Civil

Tela de solicitação de vistoria técnica da Defesa Civil de Belém.
Tela de solicitação de vistoria técnica da Defesa Civil de Belém. Crédito: Reprodução/Tela

O morador deve acessar o site sistemas.belem.pa.gov.br/descomplica e fazer o cadastro no “Acesso Belém”, informando CPF e criando uma senha. Depois do login, é só clicar em “Solicitação de Vistoria”, preencher os dados e anexar os documentos solicitados.

A nova ferramenta agiliza e moderniza as solicitações de licenciamentos municipais no município.
A nova ferramenta agiliza e moderniza as solicitações de licenciamentos municipais no município. Crédito: Reprodução/Tela

O sistema gera um número de protocolo para acompanhar o andamento do pedido. Quando a vistoria for concluída, o laudo técnico poderá ser visualizado e impresso diretamente pela plataforma.