Defesa Civil vai testar envio de alertas de desastres em celulares neste sábado (20)

A partir do dia 24 de setembro, os alertas passam a ser efetivos e só serão emitidos em casos reais de perigo

Publicado em 19 de setembro de 2025 às 21:51

Para apresentar a novidade, equipes da Defesa Civil fizeram nesta sexta-feira (19) uma ação no Ver-o-Peso
Para apresentar a novidade, equipes da Defesa Civil fizeram nesta sexta-feira (19) uma ação no Ver-o-Peso Crédito: Lucas Damasceno / Agência Pará

Belém e outras cidades do Pará vão participar, neste sábado (20), de um teste nacional do Defesa Civil Alerta (DCA), sistema que envia mensagens diretamente para celulares conectados às redes 4G e 5G sobre riscos de desastres naturais ou provocados pelo homem. O envio da primeira mensagem está programado para as 15h e faz parte do processo de implantação da tecnologia em toda a Região Norte.

No Pará, além da capital, os municípios de Parauapebas, Paragominas e Tucuruí também recebem a demonstração. A partir do dia 24 de setembro, os alertas passam a ser efetivos e só serão emitidos em casos reais de perigo. Até lá, não há motivo para preocupação. Segundo o superintendente da Defesa Civil de Belém, Vitor Magalhães, a ferramenta ajuda a fortalecer a integração entre as esferas federal, estadual e municipal e torna a cidade mais preparada para situações de risco.

Para apresentar a novidade, equipes da Defesa Civil fizeram nesta sexta-feira (19) uma ação no Ver-o-Peso e em um shopping no bairro Batista Campos, orientando a população sobre como funcionam os alertas. De acordo com a analista da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Camille Lemos Teixeira, o sistema dá tempo para que moradores de áreas vulneráveis se protejam e resguardem seus bens.

O Defesa Civil Alerta envia mensagens em destaque na tela do celular, acompanhadas de som específico, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso. Serão dois níveis: Alerta Severo, que indica risco relevante mas sem urgência imediata, e Alerta Extremo, usado em situações críticas, que exigem medidas como evacuação ou abrigo imediato.