Diretoria da Festa de Nazaré toma posse e inicia planejamento da próxima edição

Cerimônia em Belém marcou o começo oficial da organização do 234º Círio de Nazaré.

Publicado em 21 de dezembro de 2025 às 09:32

Diretoria da Festa de Nazaré toma posse e inicia planejamento da próxima edição
Diretoria da Festa de Nazaré toma posse e inicia planejamento da próxima edição Crédito: Reprodução/DFN

A contagem regressiva para o Círio de Nazaré 2026 começou oficialmente na noite da última sexta-feira (19), com a posse da nova Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). A solenidade foi realizada na Casa de Plácido, logo após a celebração de uma missa na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, reunindo membros da Igreja, voluntários e convidados.

A cerimônia formalizou a atuação do grupo responsável por coordenar a 234ª edição da maior manifestação religiosa do Brasil. Ao todo, 35 casais voluntários passam a integrar a diretoria, número máximo previsto pelo regimento interno da DFN. Diferente de outros anos, a composição foi mantida integralmente, sem alterações na formação anterior.

O ato de posse foi conduzido pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Júlio Akamine, e contou ainda com a presença do arcebispo emérito, Dom Alberto Taveira, que acompanhou o momento simbólico de início dos trabalhos.

À frente da coordenação geral permanece Antônio Sousa, que destacou que o foco agora é estruturar o planejamento do próximo ano. Segundo ele, as primeiras reuniões já devem ocorrer nos próximos dias, tanto em nível geral quanto com as diretorias executivas. A expectativa é apresentar à sociedade o calendário oficial de eventos do Círio 2026 ainda no mês de janeiro.

A definição da diretoria ocorre de forma conjunta entre o diretor-coordenador e o diretor-presidente da DFN, função tradicionalmente exercida pelo vigário e reitor da Paróquia de Nazaré, atualmente o padre Francisco Assis. A atuação dos integrantes é voluntária e reúne profissionais de diferentes áreas, unidos pela missão de organizar um evento que mobiliza milhões de fiéis no Pará e em todo o país.

O mandato dos membros da diretoria é anual. As exceções ficam por conta do coordenador e do coordenador anterior, que cumprem dois anos de atuação, além dos cinco beneméritos, cuja participação é vitalícia.

Antônio Sousa foi anunciado coordenador ao final do Círio de 2024 e esteve à frente da edição de 2025, quando coordenou as 14 procissões oficiais e demais atividades do calendário religioso. Ele e a esposa, Rosa Sousa, integram a Diretoria da Festa de Nazaré há mais de duas décadas, com passagem por áreas como decoração, eventos, evangelização e procissões.

Criada em 1910, a Diretoria da Festa de Nazaré é regida por normas internas que preservam o caráter colaborativo, voluntário e religioso da organização. Ao longo de sua história, a estrutura passou por adaptações até chegar ao modelo atual, baseado em diretorias executivas sob liderança clerical e coordenação leiga.