Dom Julio Akamine é o novo Arcebispo de Belém

Conheça a trajetória do 11º líder da Arquidiocese da capital paraense.

Publicado em 6 de agosto de 2025 às 13:46

Crédito
Crédito Crédito: Reprodução

A Arquidiocese de Belém tem um novo líder espiritual. Dom Julio Endi Akamine assumiu oficialmente como o 11º Arcebispo Metropolitano da capital paraense, após a renúncia de Dom Alberto Taveira Corrêa, que se tornou Arcebispo Emérito. A decisão foi divulgada pelo Vaticano nesta quarta-feira (6), quando o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Alberto, conforme previsto no Código de Direito Canônico, que recomenda a saída dos bispos ao completarem 75 anos.

A apresentação oficial de Dom Julio como novo Arcebispo ocorreu no dia 31 de maio deste ano, quando ainda era Arcebispo Coadjutor. Como já ocupava essa função, a transição para o novo cargo ocorreu automaticamente, sem necessidade de cerimônia.

Formação e trajetória

Dom Julio nasceu em 30 de novembro de 1962, na cidade de Garça, interior de São Paulo. Ingressou no Seminário da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos) ainda jovem, em 1975, na cidade de Londrina (PR), onde concluiu seus estudos no Seminário Menor São Vicente Pallotti. Em 1979, fez o noviciado no Seminário Rainha da Paz, em Cornélio Procópio (PR), sendo consagrado em 8 de dezembro de 1980.

Entre 1981 e 1983, cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e, de 1984 a 1987, estudou Teologia no Studium Theologicum Claretianum, em Curitiba. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 24 de janeiro de 1988, na cidade de Cambé (PR).

Dom Julio também é mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde estudou entre 1993 e 1995 (mestrado) e de 2001 a 2005 (doutorado).

Experiência pastoral e episcopal

Como sacerdote Palotino, exerceu diversas funções: foi vigário paroquial, pároco, reitor do Seminário Maior Palotino em Curitiba, professor de Teologia e assessor da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB). Também atuou como diretor do Período Introdutório da Província Regina Apostolorum, na Itália, entre 2003 e 2004.

Entre 2008 e 2011, foi Reitor Provincial da Província Palotina São Paulo Apóstolo. Em 4 de maio de 2011, foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, sendo ordenado em 9 de julho do mesmo ano. Durante esse período, atuou como Vigário Episcopal da Região Lapa.

No dia 28 de dezembro de 2016, Dom Julio foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Sorocaba (SP) pelo Papa Francisco, tornando-se o quinto Bispo e terceiro Arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba.

Seu lema episcopal é “Bonum Facientes Infatigabiles”, que em latim significa: “Não vos canseis de fazer o bem”.

Agora, à frente da Arquidiocese de Belém, Dom Julio Akamine inicia uma nova missão pastoral na Amazônia, com o desafio de dar continuidade ao trabalho deixado por Dom Alberto e aprofundar a presença da Igreja Católica em uma das regiões mais simbólicas do país.