Em Belém, campanha alerta sobre os riscos de linhas com cerol ao empinar pipas

Neste fim de semana, dias 20 e 21, a equipe estará na Praia do Amor, em Outeiro, de 8h às 12h

Publicado em 20 de julho de 2024 às 10:06

Campanha Férias sem cerol é realizada nas praias de Belém - 
Campanha Férias sem cerol é realizada nas praias de Belém -  Crédito: Agência Belém

Férias, sol e praia são a combinação perfeita para a brincadeira de empinar pipas, uma das mais apreciadas por crianças e adultos. Sabendo disso, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), coloca em prática o projeto “Férias sem Cerol”, criado e desenvolvido pela equipe de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant), do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs). Neste fim de semana, dias 20 e 21, a equipe estará na Praia do Amor, em Outeiro, de 8h às 12h.

“O objetivo do projeto é conscientizar as pessoas sobre o risco do uso de linhas com cerol, a chamada linha chilena, que tem a venda proibida” , ressalta a coordenadora do Dant, Rosa Helena Monteiro. Ela acrescenta que o projeto chama atenção para o perigo que a linha chilena representa ao causar acidentes que podem até levar à morte, principalmente de ciclistas e motociclistas.

“Nas férias, esses acidentes aumentam, pois, mesmo proibida, há a venda irregular da linha com cerol, principalmente nas periferias”, destaca Rosa Helena.

Ações - As ações do projeto tiveram início no fim de semana passado, dias 13 e 14, em Cotijuba. Os servidores distribuem materiais educativos, orientam crianças e pais e entregam pipas e linhas 100% algodão. Durante a manhã de sábado também são feitas inscrições para o concurso de pipas, realizado no domingo.

O concurso é uma forma de demonstrar que é muito mais seguro e divertido usar as linhas sem cerol. Os participantes são identificados com pulseiras e recebem as pipas e linhas para a competição, que tem como julgadores integrantes da equipe de educação em saúde do projeto.

É considerado vencedor o ‘pipeiro’ que colocar a pipa no ar mais rapidamente, o primeiro que cortar e aparar e o que mantiver a pipa no ar por mais tempo. Os três primeiros lugares recebem medalhas. “Tivemos uma grande adesão dos veranistas, que viram como é possível se divertir sem colocar ninguém em risco”, enfatiza a coordenadora Rosa Helena.

Além de chamar atenção para os riscos do cerol, o projeto orienta sobre os melhores locais para a brincadeira, sempre longe das redes elétricas, em dias com tempo bom e prestando atenção também no chão para não machucar os pés.

Próximas açõesLocal: Praia do Amor, Outeiro.
Data: 20 e 21 de julho.
Horário: 8h às 12h.

Local: Praia do Farol, Mosqueiro
Data: 27 e 28 de julho
Horário: 8h às 12h.