Em Belém, feira de estágios e empregos cria oportunidades para jovens universitários

Instituição aproxima estudantes de empresas e amplia as chances de inserção no mercado de trabalho.

Publicado em 10 de setembro de 2025 às 11:27

Carteira de Trabalho.
Carteira de Trabalho. Crédito: Agência Brasil

A busca pela primeira oportunidade profissional marca uma fase decisiva na vida de muitos jovens. Além de networking, o que eles precisam também é de preparação e incentivo. Por isso, Belém recebe no próximo dia 24 de setembro a Feira de Estágios e Empregos 2025.2, que vai reunir empresas e estudantes em atividades voltadas à empregabilidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link do formulário (https://acesse.one/KeX4H) ou no próprio dia do evento.

A feira, realizada pela Faculdade Faci Wyden, tem como objetivo preparar universitários para enfrentar os desafios do mercado e transformar a formação acadêmica em oportunidades concretas. A programação começa às 10h e reúne empresas, profissionais e estudantes em atividades voltadas à empregabilidade e capacitação.

Durante a feira, os estudantes terão contato direto com empresas que estarão realizando inscrições para vagas em aberto, além de cadastrar novos talentos em bancos de oportunidades para futuras contratações. A programação também traz atividades práticas e interativas: um bate-papo sobre como lidar com as emoções em processos seletivos, um workshop de entrevistas em grupo, uma palestra sobre os desafios e aprendizados da transição da faculdade para a vida profissional e um balcão de carreiras, onde profissionais de RH farão simulações de entrevistas, ajudando os participantes a se preparar e ganhar confiança.

O estágio continua sendo a principal porta de entrada para o mercado de trabalho formal no Brasil. Uma pesquisa realizada pelo CIEE em parceria com o Instituto Locomotiva mostra que 75% dos universitários consideram os programas de estágio um fator decisivo na hora da matrícula e 94% acreditam que essa experiência é o caminho mais eficaz para conquistar espaço profissional.

Para a direção da instituição, iniciativas como essa cumprem um papel essencial.

“Como educadores, temos a responsabilidade de construir a ponte entre os jovens e o mercado de trabalho. O estágio representa inclusão, primeira oportunidade e desenvolvimento profissional, e é esse elo que garante que os estudantes não apenas concluam a faculdade, mas encontrem condições reais de iniciar suas carreiras. O papel da faculdade é contribuir com esse preparo, e a feira é um dos passos nesse caminho”, ressalta Ana Paula Rodrigues, representante da área de carreiras da Wyden.