Em Belém, presidente da Petrobras fala sobre a participação do Pará na exploração da Bacia da Foz do Amazonas; entenda

Segundo Magda, o norte do Brasil é um importante ator no contexto da Margem Equatorial Brasileira.

Publicado em 9 de outubro de 2026 às 17:57

A conversa foi conduzida pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard. 
A conversa foi conduzida pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard.  Crédito: Roma News 

Na tarde desta sexta-feira (9), a Petrobras realizou, em Belém, um encontro com representantes da imprensa paraense para falar sobre a participação do estado do Pará na exploração da Margem Equatorial.

O portal Roma News participou do encontro. A conversa foi conduzida pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard. Segundo Magda, o norte do Brasil é um importante ator no contexto da Margem Equatorial Brasileira.

A presidente também explicou que Belém é uma importante base de apoio operacional para os trabalhos desenvolvidos na Margem Equatorial, mais especificamente no Amapá. Bases logísticas também serão desenvolvidas na capital que, segundo a Petrobras, já tem uma estrutura mais desenvolvida se comparada com Oiapoque, no Amapá. Ela também citou a geração de emprego e renda.

Magda também pontuou que há previsão para exploração de poços no Pará, porém, sem data definida.

"Ainda é prematuro responder sobre isso de forma exata, mas há poços exploratórias previstos para o litoral do Pará, mas os locais ainda estão sendo estudados, inclusive, a localização, já que ainda não há licença, por isso, não há uma data prevista".

A exploração de petróleo na Foz do Amazonas é a tentativa de extrair óleo e gás natural em uma área de águas profundas e ultraprofundas na Margem Equatorial brasileira, localizada na região onde o Rio Amazonas se conecta ao Oceano Atlântico, entre os litorais do Amapá e do Pará.

A atividade na região é duramente criticada por ambientalistas, enquanto especialistas em petróleo ressaltam sua importância para a produção. Em outubro de 2025, o Ibama autorizou a Petrobras a perfurar um poço em águas profundas na região da Foz do Amazonas, localizada na Margem Equatorial — que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte.

Em agosto deste ano, a Petrobras confirmou a descoberta de petróleo no poço Morpho, na bacia da Foz do Amazonas, no litoral do Amapá.