Em Belém, vias interditadas causam lentidão no trânsito em horários de pico; veja

Obras de pavimentação, drenagem e infraestrutura urbana exigem interdições parciais em vias estratégicas.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 26 de setembro de 2025 às 08:38

Em Belém, o trânsito apresenta lentidão em vários pontos da cidade na manhã desta sexta-feira (26). 
Em Belém, o trânsito apresenta lentidão em vários pontos da cidade na manhã desta sexta-feira (26).  Crédito: Leonardo Macêdo/Agência Pará

Em Belém, o trânsito apresenta lentidão em vários pontos da cidade na manhã desta sexta-feira (26). O horário de movimento onde pessoas estão a caminho do trabalho ou estudantes sendo conduzidos às escolas, contribuem para um trânsito intenso, além das obras de pavimentação, drenagem e infraestrutura urbana que exigem interdições parciais em vias estratégicas. Motoristas e passageiros enfrentam desvios e atrasos adicionais em suas rotas rotineiras.

Principais ruas e trechos afetados

Ruas e avenidas estão bloqueadas em decorrência de obras. Esses bloqueios fazem parte dos programas de melhoria urbana ligados ao legado da COP 30 e do pacote “Asfalto COP30”, em dezenas de vias da capital paraense. De acordo com informações de órgãos municipais e estaduais de obras e mobilidade, os seguintes trechos estão com bloqueios ou restrições nesta manhã:

  • Avenida Visconde de Souza Franco (trecho entre Rua Boaventura da Silva e Avenida Marechal Hermes) — interdição parcial para avanço dos trabalhos da Nova Doca.

  • Avenida Almirante Tamandaré (entre a Travessa de Breves e Avenida 16 de novembro) — também sofre intervenções noturnas/diurnas que podem impactar o tráfego nas primeiras horas da manhã.

  • Avenida Brigadeiro Protásio está com o tráfego interrompido no sentido Av. Dr. Freitas → Av. Júlio César.

  • Avenida Duque de Caxias (trecho entre a Travessa Perebebuí e a Av. Dr. Freitas) o trânsito será interditado no sentido do Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

  • Avenida Pedro Miranda (trecho entre as travessas Estrela e Perebebuí) — tem restrições ou mudanças de fluxo para permitir execução de obras viárias programadas, como recapeamento ou drenagem.

  • Rua da Marinha (trecho entre as passagens Dias e Jarbas Passarinho) - interditado para a continuidade das obras da Nova Rua da Marinha.

Com os bloqueios ativos, há reflexos diretos no trânsito nas avenidas de acesso, nos cruzamentos próximos e nas rotas alternativas adotadas pelos motoristas que buscam desviar dos trechos interditados. Em alguns casos, vias secundárias não preparadas para grande fluxo têm enfrentado lentidão e congestionamentos localizados.

Para amenizar os impactos, especialistas e agentes municipais recomendam:

  • Evitar os trechos mencionados nos horários de pico pela manhã (entre 6h e 9h), se possível.

  • Optar por rotas alternativas como a Rua Ó de Almeida ou vias internas nos bairros próximos, conforme orientação da Secretaria de Obras e da mobilidade local.

  • Saída antecipada: considerar sair de casa mais cedo para ter margem de tempo extra diante dos possíveis atrasos.

  • Atenção à sinalização de desvios e presença de agentes da mobilidade urbana, que deverão orientar condutores nos trechos em obras.

  • Uso de aplicativos de trânsito em tempo real para acompanhar bloqueios atualizados, alertas e rotas alternativas em função das interdições.