Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu reúne mais de 14 etnias em Altamira; assista

Evento realizado até este domingo (20), pelo Governo do Pará, inclui esporte, apresentações culturais e rituais que valorizam a ancestralidade milenar

Publicado em 20 de julho de 2025 às 19:52

Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu reúne mais de 14 etnias em Altamira
Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu reúne mais de 14 etnias em Altamira Crédito: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Cantos que ecoam pela floresta, flechas certeiras e pés descalços, que correm firmes sobre a terra que sustenta uma história milenar. Até este domingo (20), Altamira, no oeste do Pará, vive um encontro inédito de tradições e prática esportiva com a realização do Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Xingu. Valorizando costumes, saberes e a ancestralidade de povos tradicionais, o evento que reúne mais de 900 indígenas, de 14 etnias, é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), e de uma rede de parceiros federais, municipais e da iniciativa privada.

O Festival transformou arenas, ruas e palcos em espaços de competição e celebração. De 17 a 20 de julho (quinta-feira a domingo), a população de Altamira e visitantes vivenciam a cultura de povos originários da Amazônia, com programação intensa de jogos tradicionais, rituais e shows.

A programação esportiva inclui modalidades que combinam força física, habilidade coletiva e saberes milenares. Entre os destaques estão as provas de arco e flecha, que exigem precisão e domínio técnico; arremesso de lança, que tem grande significado simbólico para os povos, e a tradicional corrida de bastão, que retrata o espírito de coletividade nas aldeias.

Também já foram disputadas provas de canoagem, futebol, natação, cabo de força, tiro ao alvo e corrida livre de 100 metros, nas categorias masculina e feminina. As competições são realizadas no Estádio Municipal José Marino Bandeira de Matos, o “Bandeirão”, e na arena de jogos da orla do cais.

Cultura diversa - As apresentações culturais emocionaram o público com a diversidade e beleza dos cantos, danças, grafismos e rituais. “É muito significante estar hoje aqui participando do primeiro evento, em Altamira, dos Jogos Indígenas. Nossa comunidade vive muito distante daqui, mas batalhamos para estar presentes, representando o nosso povo. Isso tem um grande valor para nós”, diz Gustavo Caetano Kuruaya, liderança indígena do Povo Kuruaya.

No palco principal, a programação noturna reuniu artistas como Liah Soares, Sam Bruno, Aya da Amazônia, Grah Podanosk, DJ Bonfim, Joelma Kláudia e DJ Bob, com mensagens de valorização cultural, ancestralidade e identidade indígena.

Etnias do Médio Xingu - Com a maior diversidade étnica do Pará, o Médio Xingu é representado por nove etnias originárias da região: Arara, Xipaya, Kuruaya, Asurini, Xikrin do Trincheira Bacajá, Kayapó do Kararaô, Parakanã, Araweté e Juruna.

Como povos convidados, participam indígenas Gavião Kyikatejê, Krimei Xikrin (do Rio Cateté) e Kayapó Mebêngôkre (da Terra Indígena Kayapó), que habitam outras regiões do Estado. Cada delegação conta com mais de 60 integrantes, incluindo atletas, crianças e anciãos, que compartilham suas práticas esportivas e culturais.