Helder Barbalho critica tarifas de Trump e defende soberania do Brasil

Durante evento, governador do Pará veste a camisa do Brasil e critica tentativa dos EUA de 'diminuir o país' com medidas comerciais.

Publicado em 11 de julho de 2025 às 21:40

Governador do Pará, Helder Barbalho -
Governador do Pará, Helder Barbalho - Crédito: Divulgação

O governador do Pará, Helder Barbalho, se pronunciou nesta sexta-feira (11) contra a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Durante um evento público, o governador vestiu a camisa do Brasil e fez um discurso em defesa da soberania nacional e da diplomacia brasileira.

“E hoje eu resolvi sair de casa com a camisa do Brasil (...) Porque eu não posso ficar calado e não me indignar com o que eu tenho visto nos últimos dois dias de tentativa do governo americano de colocar o Brasil pequeno e tirar a soberania do nosso país”, declarou Helder. “Cada brasileiro tem que ter esse sentimento de amor pelo nosso país.”

Além da fala no evento, o governador reforçou sua posição nas redes sociais:

“Esta é a camisa que eu visto hoje e vou vestir sempre. É a camisa do meu país, que sempre foi uma referência para o mundo de bom-senso e de diplomacia (...) O Brasil se escreve com 'S'. E não é qualquer 'S'. O Brasil se escreve com 'S' de soberano e nós não vamos abrir mão de seguir lutando para o que for melhor para o nosso país.”

A crítica de Helder vem na esteira da repercussão causada pela decisão de Trump, que recentemente anunciou a taxação de 50% sobre produtos brasileiros como parte de sua nova política de comércio exterior. A medida já gera preocupações no agronegócio e nas exportações minerais, setores diretamente ligados à economia do Norte do país.