Hemopa divulga serviços de coleta de sangue neste final de semana; confira

Para manter o estoque de sangue e assegurar atendimento transfusional na rede hospitalar pública e privada do estado, a Fundação Hemopa vai coletar sangue neste sábado, 1, e domingo, 2, de abril nos hemocentros de Belém, Castanhal, Santarém, Altamira e Redenção. Confira os locais e horários disponíveis para o serviço...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 09:10

Para manter o estoque de sangue e assegurar atendimento transfusional na rede hospitalar pública e privada do estado, a Fundação Hemopa vai coletar sangue neste sábado, 1, e domingo, 2, de abril nos hemocentros de Belém, Castanhal, Santarém, Altamira e Redenção.

Confira os locais e horários disponíveis para o serviço de coleta de sangue deste fim de semana:

Belém - Na sede do Hemopa e na Unidade de Coleta Castanheira, o serviço de coleta será normal de 7h30 às 17h.

Castanhal - O Hemocentro Regional de Castanhal funcionará para doação de sangue, de 7h às 17h.

Santarém -A equipe do Hemocentro Regional de Santarém estará  à disposição dos voluntários da região de 7h às 13h.

Altamira - O Hemonúcleo de Altamira vai abrir para coleta de sangue das 7h às 13h.

Redenção - O funcionamento do Hemonúcleo de Redenção vai das 7h30 às 16h.

A Unidade de Coleta do Castanheira abrirá as portas para os voluntários de 7h às 17h.

Saiba porquê doar sangue

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, cerca de 3,5 milhões de pessoas realizam transfusões de sangue anualmente. No total, existem 27 hemocentros e 500 serviços de coleta em todo o país. O sangue é um recurso importante tanto para tratamentos planejados como para intervenções urgentes.

No Pará, a gestão da Fundação Hemopa registrou o comparecimento de mais de 120 mil voluntários, que geraram quase 100 mil coletas de sangue na hemorrede, em 2022. Isso representa um aumento de 5,5% do número de doações de sangue em comparação ao ano de 2021.

Para doar sangue baste ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal), ter mais de 50 quilos, estar bem alimentado (não pode estar em jejum), apresentar documento de identidade oficial, com foto e assinatura, dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação, ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.

Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Interessados em compor parceria em prol da doação de sangue, devem ligar para 32245048/08002808118, de segunda a sábado, de 8h às 17h.

Com informações da Agência Pará