Homem é preso em flagrante por armazenar conteúdo de violência sexual infantil em Belém

Ação ocorreu durante a Operação Salvaguarda II, que investiga crimes virtuais contra grupos vulneráveis

Publicado em 3 de fevereiro de 2026 às 13:35

Ação ocorreu durante a Operação Salvaguarda II, que investiga crimes virtuais contra grupos vulneráveis
Ação ocorreu durante a Operação Salvaguarda II, que investiga crimes virtuais contra grupos vulneráveis Crédito: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (3), um homem de 20 anos foi preso em flagrante por armazenar conteúdo de violência sexual infantil em Belém. A prisão ocorreu durante a Operação Salvaguarda II, voltada ao combate de crimes praticados pela internet contra pessoas em situação de vulnerabilidade.

A ação foi realizada pela Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis Praticados por Meios Cibernéticos, vinculada à Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos. A operação tem como foco delitos como violência sexual online, induzimento à automutilação, tortura de animais e o compartilhamento de material envolvendo crianças e adolescentes.

O investigado, morador do distrito de Mosqueiro, é apontado como administrador de grupos em redes sociais usados para a prática e disseminação desse tipo de crime. Contra ele havia um mandado de prisão temporária expedido pela Vara de Garantias da Região Metropolitana de Belém.

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, foram encontrados arquivos de abuso sexual infantil armazenados em dispositivos eletrônicos, o que resultou na prisão em flagrante. Três aparelhos celulares foram apreendidos e encaminhados para perícia, que deve ajudar a esclarecer o alcance das ações e possíveis ligações com outros envolvidos.