II Prêmio Ampla de Jornalismo anuncia vencedores

Curadoria que tem a COP30 e o jornalismo de soluções como tema central, reconhece produções que destacam o papel da comunicação na agenda climática e amazônica.

Publicado em 10 de novembro de 2025 às 11:09

Jornalista Giuliana Morrone foi a responsável pela curadoria do prêmio nesta segunda edição - 
Jornalista Giuliana Morrone foi a responsável pela curadoria do prêmio nesta segunda edição -  Crédito: Marco Nascimento

O II Prêmio Ampla de Jornalismo anunciou nesta segunda-feira, 10 de novembro, os vencedores de sua segunda edição e confirmou o fortalecimento da iniciativa como uma das mais relevantes no incentivo ao jornalismo voltado à sustentabilidade e ao desenvolvimento amazônico. Com 350 trabalhos inscritos — quase o dobro em relação à edição de estreia, realizada em 2024 —, o concurso alcançou um marco histórico, consolidando o protagonismo da imprensa na cobertura da COP 30 e dos desafios climáticos da região.

Promovido pela Ampla Amazônia – Plataforma de Liderança, o prêmio tem como curadora a jornalista Giuliana Morrone e valoriza o jornalismo de soluções, que busca inspirar mudanças e destacar boas práticas de enfrentamento à crise climática. A cerimônia de premiação será realizada no dia 3 de dezembro, no restaurante Manjar das Garças, em Belém, reunindo jornalistas, ambientalistas, pesquisadores e representantes de veículos de comunicação de todo o país.

Nesta edição, o concurso contou com quatro categorias: Nacional, Estadual, Digital e Fotojornalismo, reconhecendo reportagens e produções que colocam a Amazônia no centro da agenda ambiental global.

VENCEDORES DO II PRÊMIO AMPLA DE JORNALISMO

CATEGORIA NACIONAL

1º lugar – Projeto recupera manguezais na Amazônia

Jornalista: Jalília Messias (Jornal Nacional)

2º lugar – Amazônia perde quase 50 milhões de hectares de florestas em 40 anos

Jornalista: Laís Nunes (Jornal Hoje)

3º lugar – População do Acre convive com histórico de inundações e enfrenta novos alagamentos

Jornalista: Hellen Lirtêz (Amazônia Vox)

CATEGORIA ESTADUAL

1º lugar – Comunidade de Cametá produz soluções para problemas com água

Jornalista: Fábia Sepêda (O Liberal)

2º lugar – Balbina, a maior tragédia amazônica

Jornalista: Ronaldo Brasiliense (O Liberal)

3º lugar – Homenagem ao Dia da Amazônia

Jornalista: Mauro César Rodrigues de Oliveira Filho (Programa Bora Lá – TV Rio Sul / afiliada Globo)

CATEGORIA DIGITAL

1º lugar – A verdade sobre o caos climático

Jornalista: Caroline Monteiro Araújo (UOL Prime)

2º lugar – Pirarucu, o peixe que sabe das secas na Amazônia

Jornalista: Maickson dos Santos Ferrão (Sumaúma – Jornalismo do Centro do Mundo)

3º lugar – O que é o projeto Lições da Amazônia?

Jornalista: Daniel Tavares (Amazônia Vox)

CATEGORIA FOTOJORNALISMO

1º lugar – Fibras da Amazônia: cultura que nasce nas várzeas e que não agride o meio ambiente

Fotojornalista: Sérgio Ricardo de Oliveira (Amazônia 360)

2º lugar – [Sem título informado]

Fotojornalista: Pedro Nascimento (Agência Acre)

3º lugar – Mulheres amazônidas levam biojoias à vitrine da COP 30

Fotojornalista: Marx Vinícius Vasconcelos (Revista Cenarium)

Com premiações que variam de R$ 10 mil a R$ 20 mil, além de troféus e certificados, o Prêmio Ampla reforça o compromisso de valorizar a imprensa como aliada da sustentabilidade e da transformação social. O crescimento expressivo no número de inscritos demonstra o interesse crescente de profissionais da comunicação em produzir conteúdos que promovem reflexão, ação e impacto positivo.