Justiça revoga prisão do ex-deputado federal Wladimir Costa

Medida também reduz o tempo de pena do ex-parlamentar imposta pela justiça

Publicado em 12 de setembro de 2025 às 16:58

Wladmir Costa teve sua pena revogada em decisão do TRE-PA
Wladmir Costa teve sua pena revogada em decisão do TRE-PA Crédito: Wilson Dias / Ag. Brasil

A justiça decidiu revogar a pena do ex-deputado federal Wladimir Costa após sessão realizada nesta sexta-feira (12). Além disso, Wlad teve sua pena reduzida em 50%, ou seja, a seis meses de detenção. A decisão foi tomada pela juíza Andrea Ferreira Bispo, do 1º Cartório Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

Condenado pela justiça eleitoral em setembro de 2024, Wladimir Costa pegou 12 anos de prisão e estava cumprindo a pena em regime domiciliar, por meio de tornozeleira eletrônica. A medida se dá por conta de problemas de saúde do ex-deputado.

A defesa do ex-deputado diz que o resultado foi uma vitória, uma vez que a redução da pena permite que Wlad possa buscar recursos jurídicos para conseguir reduzir ainda mais a condenação. O caso poderá ser levado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Wlad chegou a ser preso e levado para o presídio de Americano, que fica em Castanhal, mas teve sua prisão convertida em domiciliar por conta de sua saúde. O fato gerou enorme prejuízo à família do deputado, de acordo com os advogados.

Wladimir Costa foi quatro vezes deputado federal e foi preso por declarações polêmicas, tendo como alvo a deputada federal Renilce Nicodemos.