Mais de 2 mil agentes vão atuar na final do ‘Parazão Banpará 2025’ neste domingo, em Belém

Os portões do estádio e estacionamento serão abertos a partir das 13h.

Imagem de perfil de Agência Pará

Agência Pará

[email protected]

Publicado em 10 de maio de 2025 às 14:42

Mais de 2 mil agentes vão atuar na final do ‘Parazão Banpará 2025’ neste domingo, em Belém.
Mais de 2 mil agentes vão atuar na final do ‘Parazão Banpará 2025’ neste domingo, em Belém. Crédito: Agência Pará

O Estádio Olímpico do Pará Jornalista "Edgar Proença", o Mangueirão, é o palco da grande final do campeonato “Parazão Banpará 2025” neste domingo (11), com a segunda partida decisiva entre os tradicionais clubes do Remo e Paysandu. Cerca de 2 mil agentes de segurança estarão integrados na organização para garantir a tranquilidade dos torcedores e da comunidade do entorno. Os portões do estádio e estacionamento serão abertos a partir das 13h e a bola começa rola em campo às 17h. 

O aporte operacional inicia já pela manhã. Às 11h, haverá o policiamento percursor com revista dentro do Mangueirão e estacionamento. No início da tarde, há reforço para o momento da liberação dos portões de acesso e do estacionamento do estádio para o público.

O Centro de Controle e Comando Operacional do Mangueirão reunirá os pontos focais de cada força. Do Centro, é possível monitorar as imagens das câmeras instaladas no estádio e no entorno, e assim agilizar as respostas às demandas operacionais, se necessário.

Todas providências operacionais foram consolidadas em reuniões prévias para que a normalidade do evento seja garantida, salienta o secretário adjunto de Gestão Operacional da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), coronel PM Sérgio Neves.

“Para aguardada final do campeonato paraense, estamos implementando um esquema de segurança abrangente e meticulosamente planejado, visando assegurar a proteção de todos os torcedores presentes", destacou o oficial.

O coronel PM Sérgio Neves complementou: "mais de 2 mil agentes de segurança pública, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito e Polícia Científica, estarão estrategicamente posicionados e trabalhando em coordenação para garantir um ambiente seguro e tranquilo. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência positiva para todos os participantes, permitindo que desfrutem do evento com total segurança e confiança”.

Esquema de segurança - A estratégia de segurança elaborada, engloba o reforço no policiamento e fiscalização das vias de acesso, manutenção da ordem e segurança no estádio; o ordenamento do fluxo de trânsito para garantir a fluidez; a agilidade no atendimento da população se houver a necessidade do registro de ocorrências na Delegacia do Torcedor e de Grandes Eventos e Delegacia de Atendimento à Mulher, e a garantia do direito de ir e vir de todos com tranquilidade.

As unidades instaladas no Mangueirão, como o Batalhão de Polícia de Eventos, responsável pela preservação da ordem pública nos grandes eventos realizados, estará em pleno funcionamento na articulação das ações ostensivas da tropa da Polícia Militar.

Centro de Monitoramento - O Centro de Comando Operacional (CCO) será ativado com o objetivo de concentrar o monitoramento de imagens de cerca de 800 câmeras instaladas no estádio e no entorno dele, e ainda agilizar as demandas de segurança. O Centro está instalado no setor de camarotes do estádio, no lado B.

Integração das Forças - Participam das ações planejadas, as equipes da Segup, por meio das secretarias adjuntas Operacional e de Inteligência e Análise Criminal, Graesp e Ciop; polícias Militar e Civil, Detran, Corpo de Bombeiros Militar e Seap, além de outros órgãos estaduais como Seel, órgãos federais como Polícia Federal, e ainda, os órgãos municipais, Guarda Municipal e Segbel.