Mais de 35 mil paraenses fazem o “Enem dos Concursos” neste domingo (05)

Com mais de 35 mil inscritos no Pará, provas do “Enem dos Concursos” terão esquema especial de segurança em 17 municípios neste domingo.

Publicado em 3 de outubro de 2025 às 12:22

Mais de 35 mil paraenses fazem o “Enem dos Concursos” neste domingo (05)
Mais de 35 mil paraenses fazem o “Enem dos Concursos” neste domingo (05) Crédito: Marcelo Lelis / Ag. Pará

O próximo domingo (5) será de nervos à flor da pele para milhares de paraenses que vão enfrentar as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), apelidado de “Enem dos Concursos”. Ao todo, 35.957 candidatos estão inscritos no Pará e vão se dividir entre 76 locais de prova espalhados por 17 municípios.

Para garantir que tudo corra sem imprevistos, cerca de 400 agentes de segurança estarão nas ruas, acompanhando desde a chegada dos malotes até a escolta de volta ao fim da aplicação. A Polícia Militar, junto com os Correios, será responsável pelo transporte das provas, enquanto equipes das polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal, além de bombeiros, guardas municipais e órgãos de trânsito, vão reforçar a segurança.

Onde terá prova no Pará

As cidades que receberão candidatos são: Belém, Ananindeua, Barcarena, Cametá, Bragança, Breves, Tucuruí, Marabá, Altamira, Santarém, Monte Alegre, Oriximiná, Redenção, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Itaituba e Parauapebas.

Monitoramento em tempo real

O trabalho de segurança começa cedo. Às 7h de domingo, o Centro Integrado de Comando e Controle do Estado entra em operação em Belém, com representantes de todos os órgãos envolvidos para monitorar a movimentação. Serão usadas 390 câmeras espalhadas pelo Estado, 31 delas só na Região Metropolitana da capital.

Este ano, uma novidade promete agilizar a operação: o uso do sistema Sinespcard 3.0, do Ministério da Justiça, que vai centralizar em tempo real todas as ocorrências registradas nos locais de prova.

Números nacionais

No Brasil todo, são 761.528 inscritos no CPNU, que será aplicado simultaneamente em todos os estados. O Pará aparece em 7º lugar no ranking de inscritos.

A primeira etapa será neste domingo, e a segunda fase está prevista para o dia 7 de dezembro.