FPF apresenta propostas e clubes discutem formatos do Parazão 2026

Segundo o calendário oficial da CBF, o Parazão 2026 está previsto para ocorrer entre 11 de janeiro e 8 de março

Publicado em 3 de outubro de 2025 às 13:53

Definidos os 12 clubes do Parazão 2026: Santarém volta a ter três representantes na elite estadual
Definidos os 12 clubes do Parazão 2026: Santarém volta a ter três representantes na elite estadual Crédito: Reprodução/FPF

O Campeonato Paraense de 2026 será disputado em um novo formato, seguindo a reformulação do calendário do futebol brasileiro, que limita os estaduais a 11 datas. A Federação Paraense de Futebol (FPF) apresentou duas propostas na noite da última quinta-feira (2), que visam reduzir em pelo menos dez partidas o número de jogos do torneio.

A primeira proposta, da própria FPF, prevê a divisão em dois grupos de seis equipes, com Remo e Paysandu como cabeças de chave. Os times enfrentariam adversários da outra chave em turno único, somando seis jogos para cada. A classificação para as quartas de final seria definida pela tabela geral, com os oito melhores avançando. O mata-mata começaria em jogo único nas quartas, passaria a ida e volta na semifinal e se encerraria em final de dois jogos. No total, o formato teria 46 partidas em 11 datas.

Já a proposta da Tuna Luso segue a mesma lógica inicial, com dois grupos de seis e confrontos cruzados em turno único. Porém, apenas seis times avançariam, formando dois triangulares. Os líderes fariam a final, enquanto os segundos colocados disputariam o terceiro lugar. A grande decisão continuaria em dois jogos. Com essa fórmula, o campeonato teria 43 jogos em 10 datas, reduzindo ainda mais o calendário.

Segundo o calendário oficial da CBF, o Parazão 2026 está previsto para ocorrer entre 11 de janeiro e 8 de março. A FPF ainda não confirmou qual formato será adotado, e competições paralelas, como a Supercopa Grão-Pará (entre Remo e Águia) e a Copa Grão-Pará, não foram citadas na apresentação.

Remo, Paysandu, Tuna Luso, Águia de Marabá, Bragantino-PA, Cametá, Capitão Poço, Castanhal, Santa Rosa, São Francisco-PA, São Raimundo-PA e Amazônia Independente são os clubes que participarão da próxima edição do estadual.