Megaoperação desmonta esconderijo de facção na zona rural de Portel

Após percorrer 70 km por rio e ramais, forças policiais prendem três suspeitos, apreendem armas, drogas e joias em área isolada do Igarapé Pirica

Publicado em 12 de fevereiro de 2026 às 09:21

Megaoperação desmonta esconderijo de facção na zona rural de Portel - 
Megaoperação desmonta esconderijo de facção na zona rural de Portel -  Crédito: Reprodução

Uma operação integrada envolvendo o CPR XII, a 22ª CIPM, o 9º BPM e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) desarticulou um ponto de apoio de uma organização criminosa na zona rural de Portel, no Marajó. A ação iniciou na terça-feira (10) e foi concluída na quarta-feira (11), na região do Igarapé Pirica, às margens do Rio Camarapi.

De acordo com informações da polícia, as equipes percorreram cerca de 70 quilômetros a partir da área urbana, utilizando embarcações e acessos por ramais, até chegarem ao local apontado como esconderijo da facção. Ao se aproximarem, os agentes foram recebidos por quatro homens armados que faziam a vigilância da área.

Durante a abordagem, um dos suspeitos teria apontado arma contra os policiais, que reagiram para repelir a agressão. O homem fugiu em direção ao rio e segue foragido. Outros três foram capturados em flagrante.

Na residência utilizada como base do grupo, os policiais apreenderam quatro armas de fogo, três artesanais e uma cartucheira calibre 28, além de munições, pólvora e um simulacro de arma. Também foram encontrados entorpecentes, sendo 19,2 gramas de oxi e 7,8 gramas de maconha.

Objetos de origem suspeita também foram recolhidos no imóvel, entre eles 10 anéis dourados, três cordões, relógios e aparelhos celulares.

Foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Portel Eliel Valente de Oliveira, de 18 anos; Solan de Almeida da Costa, de 26; e um adolescente de 16 anos. Todo o material apreendido foi apresentado na unidade policial, onde o caso segue sob investigação.