Moradores protestam contra possível destinação do lixo da Região Metropolitana de Belém para o Acará

A informação sobre a instalação de um novo destino para os resíduos sólidos na região mobilizou moradores que temem impactos ambientais e sociais.

Publicado em 14 de novembro de 2025 às 15:15

A manifestação aconteceu na tarde desta sexta-feira (14), na Av. Doca de Souza Franco, em Belém
A manifestação aconteceu na tarde desta sexta-feira (14), na Av. Doca de Souza Franco, em Belém Crédito: Adriele Brito/Roma News

Vagner, um dos participantes da maniofestação "Fora Lixão no Acará", afirmou que comunidades do município estão preocupadas com a possibilidade de que o lixo da Região Metropolitana de Belém passe a ser descartado na área rural de Acará, a cerca de 100 km da capital paraense. A manifestação aconteceu na tarde desta sexta-feira (14), na Av. Doca de Souza Franco, em Belém

Segundo ele, a informação sobre a instalação de um novo destino para os resíduos sólidos na região mobilizou moradores que temem impactos ambientais e sociais. “Isso vai prejudicar várias comunidades que ficam às margens do município”, disse Vagner durante a manifestação.

O grupo alerta que a instalação de um lixão ou centro de tratamento de resíduos pode afetar cursos d’água, plantações, áreas de moradia e a qualidade de vida das famílias que dependem da terra para sobreviver.

O Roma News entrou em contato com a Ciclus Amazônia, empresa responsável pela gestão dos resíduos de Belém, e com a Prefeitura de Belém para esclarecer se há projeto oficial prevendo o descarte de resíduos no Acará. 

A mobilização dos moradores continua, com o pedido de transparência e participação pública em qualquer decisão relacionada ao tratamento de lixo na região.