MPF pede ação urgente após apontar risco estrutural na ponte do Rio Itacaiunas, em Marabá

A ação é direcionada ao Dnit e à União e tem como objetivo evitar riscos à população que utiliza a via

Publicado em 24 de abril de 2026 às 10:27

A ação é direcionada ao Dnit e à União e tem como objetivo evitar riscos à população que utiliza a via
A ação é direcionada ao Dnit e à União e tem como objetivo evitar riscos à população que utiliza a via Crédito: Agência Pará 

O Ministério Público Federal (MPF) acionou a Justiça Federal para cobrar medidas imediatas diante dos problemas estruturais identificados na ponte sobre o Rio Itacaiunas, na BR-230, em Marabá. A ação é direcionada ao Dnit e à União e tem como objetivo evitar riscos à população que utiliza a via.

De acordo com o MPF, vistorias técnicas apontaram falhas graves na estrutura, como afundamento da pista, rachaduras no asfalto e fissuras nos pilares de sustentação. Os danos comprometem a resistência da ponte e aumentam o risco de acidentes.

A estrutura é uma das principais ligações entre bairros importantes da cidade e suporta grande fluxo de veículos, incluindo transporte pesado. Apesar disso, o órgão federal afirma que não há um plano concreto de obras para resolver o problema de forma definitiva.

Atualmente, veículos com mais de quatro toneladas foram desviados para a ponte antiga, mas a medida é considerada insuficiente. O MPF também destaca a falta de fiscalização no local, o que permite o tráfego irregular de caminhões na área comprometida.

Diante do cenário, o Ministério Público defende que a solução mais adequada é a reconstrução da ponte, apontada em estudos como a alternativa mais segura a longo prazo.