Mudanças na travessia para Cotijuba incluem novo ferry e passagem reduzida para estudantes; confira

O 'Geladão Fluvial' seguirá operando no horário do meio-dia aos fins de semana, feriados e durante as férias escolares, quando há maior fluxo de visitantes. O que muda é durante a semana. Confira:

Publicado em 22 de maio de 2025 às 09:22

O 'Geladão Fluvial' seguirá operando no horário do meio-dia aos fins de semana, feriados e durante as férias escolares, quando há maior fluxo de visitantes. O que muda é durante a semana.
O 'Geladão Fluvial' seguirá operando no horário do meio-dia aos fins de semana, feriados e durante as férias escolares, quando há maior fluxo de visitantes. O que muda é durante a semana. Crédito: Agência Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (SEGBEL), realizou uma reunião com barqueiros e moradores de Cotijuba para discutir ajustes na operação da travessia entre a ilha e o distrito de Icoaraci.

A principal mudança anunciada é a retirada do 'Geladão Fluvial' do horário do meio-dia em dias úteis. Nesta quinta-feira (22) já estará atendido exclusivamente pelos barqueiros da cooperativa local. A medida garante equilíbrio na oferta do serviço, preserva postos de trabalho e mantém a sustentabilidade da travessia.

Como compensação, os estudantes de Cotijuba pagarão R$ 2,30 pela passagem, equivalente à meia tarifa urbana. Já estudantes oriundos de Belém terão direito a pagar R$ 5 reais, metade do valor cobrado pela cooperativa.

“O lado bom é que teremos vários barqueiros prestando o serviço, mas com um preço acessível para nós, estudantes. Antes, o custo era muito alto sem esse benefício”, afirmou Jorge Luiz, universitário e morador da ilha.

O Geladão Fluvial seguirá operando no horário do meio-dia aos fins de semana, feriados e durante as férias escolares, quando há maior fluxo de visitantes.

Nova embarcação: ferry boat com maior capacidade

Outra novidade é a substituição de uma das lanchas 'Geladão' por um ferry boat com capacidade para 700 passageiros, ar-condicionado e estrutura para transporte de cargas. A nova embarcação deve entrar em operação nos próximos 15 dias e atenderá uma demanda antiga da comunidade, especialmente para o abastecimento da ilha com alimentos, mercadorias e insumos.

A SEGBEL reforçou que o diálogo com os moradores continuará e que novas medidas poderão ser adotadas conforme as necessidades da população.

Com informações da Agência Belém