Museu das Amazônias reabre ao público com duas novas exposições em Belém

Espaço recebeu convidados nesta terça-feira (3) e volta a funcionar nesta quarta (4), com entrada gratuita e mostra fotográfica sobre o Pantanal e exposição dedicada à diversidade amazônica.

Publicado em 3 de novembro de 2026 às 21:08

Museu das Amazônias (MAZ) reabre nesta quarta-feira, em Belém.
Museu das Amazônias (MAZ) reabre nesta quarta-feira, em Belém. Crédito: Divulgação

O Museu das Amazônias (MAZ), localizado na área portuária de Belém, realizou nesta terça-feira (3) o evento de abertura de suas novas exposições, com a presença de convidados. Depois de alguns meses fechado para a montagem das mostras, o espaço volta a receber visitantes nesta quarta-feira (4).

A principal novidade é a exposição permanente “Amazônias no Plural”, que ocupa cerca de 950 metros quadrados no térreo. A mostra apresenta diferentes aspectos da região, passando pela formação geológica, biodiversidade, modos de vida e conhecimentos dos povos amazônicos. O percurso reúne imagens, sons, texturas e instalações interativas.

No mezanino, a exposição “Água, Pantanal, Fogo” apresenta fotografias de Lalo de Almeida e Luciano Candisani. As imagens mostram as cheias do Pantanal e os incêndios registrados em 2020 e 2024. A proposta é apresentar os contrastes do bioma e os impactos da crise climática, além de aproximar as realidades do Pantanal e da Amazônia.

A programação especial continua na sexta-feira (6), com uma edição do MAZ Música dedicada ao “Rock Doido” paraense. Às 18h, o dançarino Sacramento ensina passos do caquiado ao público. Em seguida, às 19h, Sandrinha Eletrizante e a aparelhagem Mega Príncipe Negro comandam a programação na área externa.

SERVIÇO

Museu das Amazônias

Endereço: área portuária de Belém.

Funcionamento: de quinta a terça-feira, das 10h às 18h. Última entrada às 17h.

Entrada: gratuita, com retirada antecipada de ingressos pela plataforma Sympla.

Fechamento: às quartas-feiras, para manutenção.

MAZ Música

Data: sexta-feira (6).

Programação: Sacramento, às 18h, seguido por Sandrinha Eletrizante e Mega Príncipe Negro, às 19h.

Entrada: gratuita.

Horário especial de visitação: até as 19h, com última entrada às 18h.