Mutirão com cerca de 1.100 exames, cirurgias e consultas acontece neste sábado

Ação faz parte de mobilização nacional capitaneada pela Ebserh em parceria com os ministérios da Educação e da Saúde para diminuir o tempo de espera nas filas do SUS.

Publicado em 10 de setembro de 2025 às 10:29

Prédio do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), em Belém.
Prédio do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), em Belém. Crédito: Divulgação

Os Hospitais Universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), integrantes do Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA), realizam neste sábado (13), uma ação concentrada para agilizar o acesso dos pacientes a procedimentos e consultas, contribuindo para a redução das filas do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas.

A mobilização nacional ocorrerá simultaneamente nos 45 hospitais universitários administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com expectativa de cerca de 20 mil procedimentos em todo o país, incluindo consultas, exames e cirurgias.

No HUBFS, estão previstos cerca de 600 exames, entre eles: audiometrias infantis; videolaringoscopias; e exames oftalmológicos (campimetrias computadorizadas, biomicroscopias de fundo de olho, fundoscopias, tonometrias e gonioscopias). Serão realizadas também aproximadamente 150 consultas em otorrinolaringologia e oftalmologia, além de cirurgias, incluindo injeções intravítreas e implante coclear.

No HUJBB, estão programadas tomografias computadorizadas com contraste; ressonâncias magnéticas com contraste; ultrassonografias; ecocardiogramas; pacotes OCI (que incluem raio X, eletrocardiograma e exames laboratoriais); além de cirurgias para retirada de hérnias; colecistectomias videolaparoscópicas; passagens de PICC (inserção de cateter em pacientes que precisam de terapias intravenosas prolongadas ou substâncias irritantes); escleroterapias; punções de tireoide; biópsias de cabeça e pescoço, dermatológicas e da cavidade oral bucomaxilofacial; provas de função respiratória; e colonoscopias. Ao todo, estão previstos em torno de 350 atendimentos.

Diferentemente de um mutirão de portas abertas, a ação no CHU-UFPA é voltada exclusivamente para pacientes que já estavam na fila de espera do hospital e que foram previamente agendados pela equipe assistencial responsável.

A superintendente do CHU-UFPA, Regina Feio Barroso, destacou o compromisso dos hospitais universitários federais com os usuários do SUS. “O Agora Tem Especialistas reforça a responsabilidade que temos, junto aos ministérios da Saúde e da Educação e à Ebserh, de oferecer serviços de qualidade, suprindo as demandas reprimidas em todo o país. Nosso objetivo é reduzir o tempo de espera e garantir que as necessidades dos usuários sejam atendidas com resolutividade e cuidado”, afirmou.

Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas

O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no SUS.

Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.

SERVIÇO:

Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas no CHU-UFPA/Ebserh

Quando: 13 de setembro.

Onde: Hospitais Universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB).

Horário: 7h, no Bettina Ferro; e 9h, no Barros Barreto.