No Pará, PF cumpre mandados em terra indígena contra desmatamento e exploração de madeira

Investigação na reserva Cachoeira Seca identificou rotas de escoamento e ramais clandestinos

Publicado em 14 de agosto de 2026 às 17:55

Operação Ukarãngmã voltada para o combate a crimes ambientais e territoriais no sudoeste do Pará. 
Operação Ukarãngmã voltada para o combate a crimes ambientais e territoriais no sudoeste do Pará.  Crédito: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na última quinta-feira (13), a Operação Ukarãngmã, voltada para o combate a crimes ambientais e territoriais no sudoeste do Pará. A ação policial ocorreu na Terra Indígena Cachoeira Seca, localizada na região de Altamira, com o objetivo de reprimir o desmatamento, a exploração ilegal de madeira e a ocupação irregular de terras públicas pertencentes à União. Ao todo, as equipes cumpriram oito mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.

Durante o curso das investigações, a corporação conseguiu identificar pontos estratégicos de extração ilegal de recursos florestais e a abertura de ramais clandestinos dentro do território indígena. Os agentes também mapearam as rotas que vinham sendo utilizadas pelos criminosos para realizar o escoamento da madeira retirada indevidamente da reserva.

No decorrer da ofensiva, foram apreendidos caminhões, maquinários pesados e armas de fogo, além de outros materiais considerados de interesse para o inquérito policial. Todo o material arrecadado passará por perícia e análise minuciosa, o que permitirá à Polícia Federal avançar na identificação e responsabilização dos envolvidos nas atividades ilícitas e nas invasões à terra da União. A operação continua em andamento para assegurar a proteção da área e o cumprimento das demais providências judiciais.

Texto por Suellen Godinho, com supervisão de Adrielle Brito.