Nova ponte estaiada entre Icoaraci e Outeiro é inaugurada em Belém; assista

Com 507 metros de extensão, estrutura promete melhorar o tráfego, impulsionar o turismo e beneficiar cerca de 400 mil pessoas

Publicado em 18 de outubro de 2025 às 15:10

A nova estrutura vai facilitar a mobilidade entre os distritos e beneficiar mais de 400 mil pessoas.
A nova estrutura vai facilitar a mobilidade entre os distritos e beneficiar mais de 400 mil pessoas. Crédito: Alexandre Costa / Ag. Pará

Foi inaugurada neste sábado (18) a nova ponte estaiada Pastor Firmino Gouveia, que liga os distritos de Icoaraci e Outeiro, em Belém. A estrutura substitui a tradicional travessia por via fluvial e deve transformar a mobilidade de cerca de 400 mil pessoas que circulam entre as duas regiões da capital paraense.

Com 507 metros de extensão e 10,5 metros de largura, a ponte segue os mais modernos padrões de engenharia e é sustentada por cabos de aço ligados a um mastro central. O novo acesso promete dar mais fluidez ao trânsito, garantir segurança e se tornar um novo cartão-postal de Belém.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hanna Ghassan, do ministro das Cidades Jader Filho, do prefeito de Belém Igor Normando e de outras autoridades estaduais e municipais.

Além de facilitar o deslocamento, a ponte deve impulsionar o comércio, valorizar imóveis e aumentar o fluxo de visitantes para as praias e atrativos turísticos de Outeiro, fortalecendo também o polo artesanal e gastronômico de Icoaraci. A obra gerou cerca de 320 empregos diretos e indiretos durante sua execução.

O nome da estrutura homenageia o pastor Firmino Gouveia, líder da Assembleia de Deus que faleceu em agosto deste ano, aos 100 anos. Familiares participaram da cerimônia e agradeceram o reconhecimento.

Moradores celebraram a nova ligação. “Quando cheguei aqui só tinha balsa; era muito difícil atravessar. Depois veio a primeira ponte, e agora, com essa nova, vai melhorar muito a nossa vida”, contou a cozinheira Minéia Cristina dos Santos, moradora de Icoaraci há 30 anos.

Com informações da Agência Pará.