Novo posto de emissão gratuita de RG é inaugurado em Belém

A população conta com um novo posto da Polícia Civil, para a emissão gratuita da primeira e demais vias de carteiras de identidade, na Região Metropolitana de Belém. O serviço, que é mais uma opção de atendimento, foi inaugurado na última terça-feira, 23, na Unidade Social e Profissional na sede da Fundação ParáPaz,...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 16:29

A população conta com um novo posto da Polícia Civil, para a emissão gratuita da primeira e demais vias de carteiras de identidade, na Região Metropolitana de Belém. O serviço, que é mais uma opção de atendimento, foi inaugurado na última terça-feira, 23, na Unidade Social e Profissional na sede da Fundação ParáPaz, no bairro de Fátima, em Belém.

'A ParáPaz tem avançado em questões sociais e esse é mais um avanço de suma importância à sociedade e a identidade faz parte disso. A expedição de RG é sempre uma das maiores procuras nas ações de cidadania que realizamos pelos municípios, e este é um marco que fortalece o órgão, então quanto mais postos possamos criar, efetivamente, mais pessoas serão beneficiadas com o documento', afirmou o presidente da Fundação ParáPaz.

O delegado João Ricardo de Souza Inácio, destacou que o atendimento é uma extensão do trabalho já executado pela Polícia Civil, também, pela ParáPaz, e que estava satisfeito em ter contribuído para a criação do novo posto. 'A procura pelo documento é grande e quem não tem identidade não consegue ter acesso a benefícios, então tudo que depender da Polícia Civil será feito para atender as demandas da população paraense', garantiu o delegado João Ricardo.

O funcionário público Luís Carlos Carvalho, de 47 anos, foi o primeiro cidadão a receber o novo documento no mais recente posto e ficou muito contente com a facilidade e agilidade do processo. 'O que eu mais queria era colocar todos meus dados num só (documento) para evita de andar com os outros documentos, agora, ficou mais fácil de guardar na carteira. Estou feliz de ter sido o primeiro, foi super rápido. Espero que outras pessoas tenham essa oportunidade também', disse.

Jorge Luiz Almeida do Nascimento, Diretor de Identificação 'Enéas Martins' (DIDEM), informou que a Polícia Civil atua nos 144 municípios, inclusive através de convênios. 'O trabalho de identificação não é somente coletar a impressão digital, pelo contrário, temos aqui impressões digitais que significam muito para gente, é através delas que as pessoas são individualizadas. Então que possa ser de excelência qualidade e já percebemos que o local é adequado, possibilitando conforto, e que possa gerar frutos, tanto para o beneficiado bem como para a Polícia Civil'.

A coordenadora do posto, Beatriz Lopes, informou que os agendamentos serão realizados exclusivamente via whatsapp, através do número (91) 98510-8012, das 9h às 14h. Os atendimentos presenciais também serão neste horário, respeitando a capacidade de 50 carteiras de identidade por dia.

SERVIÇO

Para obter a RG é preciso apresentar, entre os documentos necessários, a certidão de nascimento ou de casamento (original e cópia), 2 fotos 3x4 recentes e comprovante de residência. Podem também ser apresentados outros documentos como o Cartão SUS, CPF, NIS, PIS, título de eleitor, CNH, CTPS. Menores de 16 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.A Unidade Social e Profissional ParáPaz é porta de acolhimento social do Governo do Estado a partir da Fundação ParáPaz, dedicada ao atendimento das demandas de pessoas em situação de vulnerabilidade social, proporcionando serviços de assistência social e cursos profissionalizantes, com o objetivo de fortalecer a garantia de direitos além de possibilitar gratuitamente a formação profissional da população.