Operação prende mais de 30 pessoas ligadas ao crime organizado no Pará e em outros seis estados

Ação integrada da polícia prende líderes de facções criminosas em operação que atingiu sete estados e dezenas de cidades

Publicado em 17 de dezembro de 2025 às 17:18

Mais de 30 pessoas foram presas em megaoperação -
Mais de 30 pessoas foram presas em megaoperação - Crédito: Divulgação

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará (FICCO/PA), em conjunto com o Grupo de Trabalho de Facções Criminosas (GTF), ligado ao Núcleo de Inteligência Policial (NIP) da Polícia Civil do Pará, deflagrou a 3ª fase da operação “Coalizão pela Paz”, intensificando o cerco contra o crime organizado no Estado.

A ofensiva policial ocorreu nesta terça e quarta-feiras, dias 16 e 17 de dezembro, e resultou na prisão de 33 pessoas com ligação direta ao crime organizado, muitas delas ocupando posições de liderança dentro de facções criminosas. Parte dos investigados já acumulava diversos mandados de prisão em aberto.

A ação teve como base mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão expedidos pelo desembargador Jorge Luiz Lisboa Sanches, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, após representação da FICCO/PA, com recurso interposto pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Pará.

Segundo o delegado Vitor Fontes, da FICCO/PA, ao todo foram cumpridos 42 mandados de prisão preventiva, sendo 32 por envolvimento com organização criminosa, além de seis por homicídio, dois por tráfico de drogas e dois de recaptura. Também foram executados 18 mandados de busca e apreensão.

Durante a operação, as equipes policiais ainda lavraram cinco autos de prisão em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo, tráfico ilícito de entorpecentes e uso de documento falso. Com alguns dos investigados foram apreendidas drogas como maconha e cocaína, além de três armas de fogo.

Em um dos alvos localizados no bairro do Telégrafo, em Belém, o investigado conseguiu fugir da abordagem policial. No entanto, no imóvel foram encontrados e apreendidos cerca de 5 quilos de cocaína, além de duas caixas de epinefrina, medicamento de comercialização proibida. A outra moradora da residência foi presa em flagrante por tráfico de drogas.

Os presos foram localizados em diversos municípios do Pará, incluindo Belém, Ananindeua, Marituba, Abaetetuba, Itaituba, Santarém, Tucuruí, Muaná, Óbidos, Almeirim, Monte Alegre, Juruti, Capanema, Colares e Santo Antônio do Tauá. A operação também alcançou alvos em outros estados, como Maranhão, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Amapá e Rio de Janeiro, evidenciando a ampla atuação da organização criminosa investigada.

Com informações da Agência Pará