Operação retira cabos de telefonia que 'sujam' visualmente Belém

Desde que a operação começou, mais de 4 toneladas de cabos já foram removidos dos postes.

Publicado em 9 de maio de 2025 às 11:30

Reprodução
Reprodução Crédito: Créditos: Jader Paes Agência Belém 

Cabos mortos de internet e de telefonia estão sendo removidos dos postes espalhados por Belém. A "Operação Belém em Ordem" iniciou no início do mês de abril, e tem por objetivo combater o excesso de cabos de internet e telefonia mortos ou clandestinos em postes da capital paraense. Conforme relatório divulgado, nesta sexta-feira (09), desde que as ações começaram já foram removidos cerca de 4 toneladas de fiações inutilizadas. 

A operação engloba diversos setores da administração municipal, que são responsáveis por fiscalizar o código de posturas. Ela uma ação realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), em parceria com a concessionária de energia do Estado. 

Nesta semana, o serviço continua sendo feito na avenida Júlio César, entre Pedro Álvares e No total, 13 vias da capital passarão por intervenções na primeira fase do Rede Segura, e o prazo acordado com o Belém em Ordem para a conclusão dos serviços nesta fase é até novembro de 2025.

Conforme a secretaria, o excesso de cabos irregulares deixa a cidade poluída visualmente e a readequação, em parceria com a Equatorial, que é a dona dos postes, não gera ônus aos cofres públicos.