Orla de Icoaraci é opção de lugar para contemplar o fim de tarde

Há pouco mais de um mês, a concha acústica, o anfiteatro e área adjacente receberam ações de melhorias pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), atendendo ao pedido da Agência Distrital de Icoaraci (Adic).

Publicado em 22 de agosto de 2024 às 16:44

(Foto da Orla )
(Foto da Orla ) Crédito: Leonardo Mangas - Ascom Seurb

Mesmo no corre-corre do cotidiano, há pessoas que conseguem arranjar tempo para prestigiar o pôr do sol em Belém. No distrito de Icoaraci, distante 20 quilômetros do centro da capital paraense, muita gente aproveita o fim de tarde para ver a beleza natural e deslumbrante do sol indo embora em um dos pontos mais belos e visitados do lugar: a orla. O espaço oferece um cenário pitoresco com vista ampla do rio Pará.

“Aqui é o ponto turístico mais visitado de Icoaraci e um dos principais de Belém. Inclusive, muita gente vem de lá pra cá. É muito bonita a paisagem, o vento é maravilhoso, tem água de coco, tapioquinha e outras coisas. A gente chega aqui e não dá vontade de voltar para casa, porque distrai muito a mente”, conta Edelson Souza, catador de reciclagem e morador de Icoaraci há cerca de 25 anos, que admirava o fim de tarde na última segunda-feira, 19.

“Gosto daqui para fazer caminhada, pegar vento e ver o fim de tarde, porque a paisagem é linda e bonito ver o dia indo e chegando a noite”, admira-se a técnica em enfermagem Tereza Silva, que mora em Icoaraci há uns 20 anos e caminhava pela orla, mas parou alguns minutos para observar o pôr do sol.

Na orla de Icoaraci, um dos pontos mais visitados pela comunidade e pelos turistas é o anfiteatro e a concha acústica. Tereza Silva percebeu não só as belezas naturais do lugar, mas também as melhorias feitas no espaço. “Vejo que teve reforma nos bancos, nas arquibancadas, novidades no anfiteatro e na concha acústica. Isso melhora a vida da gente e deixa Icoaraci mais bonita pra gente usufruir”.

“Passei uns dois meses sem vir pra cá, porque eu estava ficando mais no Paracuri, bairro aqui em Icoaraci. Agorinha até comentei com meu colega que senti uma diferença: a concha está com nova coberta, teve pintura, melhorando a orla. Isso é importante, ficou legal, porque é um ponto turístico bem visitado”, considera Edelson Souza.

Concha acústica, anfiteatro e área adjacente receberam ações de melhorias

Há pouco mais de um mês, a concha acústica, o anfiteatro e área adjacente receberam ações de melhorias pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), atendendo ao pedido da Agência Distrital de Icoaraci (Adic).

Com recursos do Tesouro Municipal, houve aplicação de R$ 92 mil. O engenheiro Roberto Rocha da Seurb explica que houve a reorganização do lugar com a troca da lona da concha acústica e do anfiteatro, revitalização das arquibancadas do anfiteatro e reparos no pavimento do passeio da área, com 480 metros quadrados.

A orla da Vila Sorriso, como também é conhecida Icoaraci, também recebeu nova iluminação com LED, contemplando a área do anfiteatro e adjacências, incluindo pontos de força para equipamentos de som, pintura geral e muro de arrimo.

Os serviços geraram 70 empregos – sendo dez diretos e 60 indiretos - e beneficiaram a população de Icoaraci, com 167 mil habitantes, além dos visitantes.