Pagar passagem de ônibus em dinheiro é aceito, mas uso de cartões Passe Fácil evita atrasos, orienta Setransbel

De acordo com a nota da Setransbel, "todos os cartões continuam válidos em toda a frota, sem necessidade de emissão de um novo cartão".

Publicado em 7 de maio de 2025 às 10:03

De acordo com a nota da Setransbel, "todos os cartões continuam válidos em toda a frota, sem necessidade de emissão de um novo cartão".
De acordo com a nota da Setransbel, "todos os cartões continuam válidos em toda a frota, sem necessidade de emissão de um novo cartão". Crédito: Roma News

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) orientou em nota, que não é necessário trocar o cartão Passe Fácil para utilizar os "Geladões", novos ônibus com ar-condicionado que circulam em Belém.

A Setransbel explica que o pagamento em espécie ainda é aceito em todos os ônibus, mas segundo o uso do cartão Passe Fácil é mais recomendado para evitar atrasos no embarque e garantir maior agilidade nas viagens, já que nos "geladões" não há mais cobradores, é o motorista quem recebe as passagens quando os passageiros sobem no coletivo.

Ainda segundo a nota da Setransbel, "todos os cartões continuam válidos em toda a frota, sem necessidade de emissão de um novo cartão".

"A inclusão dos veículos climatizados faz parte do processo de modernização do sistema, mantendo o mesmo sistema de bilhetagem eletrônica já utilizado pela população", diz a nota.

Em um resumo geral:

Os cartões Passe Fácil, tanto o Vale Digital, quanto as carteiras de estudantes, seguem válidos normalmente, sendo desnecessário a emissão de um novo cartão. A única novidade nos "geladões" são os ar-condicionados, pois o sistema de pagamento de passagens seguem os mesmos. Vale ressaltar que pode pagar em dinheiro, no entanto, se precisar de troco, a viagem atrasa um pouquinho mais, já que é o próprio motorista que organiza todo o sistema.