Papa Leão XIV envia mensagem e bênção ao Círio de Nazaré 2026

A comunicação foi transmitida por meio da Nunciatura Apostólica do Brasil

Publicado em 23 de setembro de 2026 às 14:16

Papa Leão XIV.
Papa Leão XIV. Crédito: Reprodução

A Arquidiocese de Belém do Pará recebeu na manhã de quarta-feira (23) a mensagem oficial do Papa Leão XIV direcionada aos fiéis devotos que participarão da 234ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, marcada para o dia 11 de outubro. A comunicação foi transmitida por meio da Nunciatura Apostólica do Brasil e endereçada ao arcebispo metropolitano de Belém do Pará, Dom Júlio Endi Akamine.

Assinada pelo Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, a mensagem envia uma cordial saudação a todos os fiéis que recorrem à Virgem Maria com filial gratidão pelas graças alcançadas por sua intercessão. Atento ao tema definido para os dias festivos deste ano, que apresenta Nossa Senhora como Modelo de Ação Missionária, o Santo Padre desejou que a participação na celebração suscite em todos um novo ardor no anúncio do Evangelho.

O Papa Leão XIV concedeu a Bênção Apostólica a todos os devotos e suplicou por abundantes graças e favores celestiais por intercessão da Virgem de Nazaré. Ao encaminhar a mensagem, o núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, também reforçou os votos de oração pelo frutuoso êxito da manifestação de fé do povo paraense.

Leia na íntegra:

Excelência Reverendíssima,

Tenho a honra de transmitir a Vossa Excelência, a mensagem de Sua Santidade o Papa Leão XIV por ocasião da celebração do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

<< A sua Excia. Revma Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano De Belém Do Pará.

Ao celebrarem-se as Festividades do Círio de Nazaré, no segundo domingo do mês de outubro, sua Santidade Leão XIV envia uma cordial saudação a todos os fiéis devotos da Virgem Santíssima, que recorrem a Ela com serena confiança e filial gratidão pelas graças recebidas por meio de sua maternal intercessão.

Ciente de que o tema deste ano para os dias festivos do Círio apresenta Nossa Senhora como Modelo de Ação Missionária, o Santo Padre deseja que a participação nesta singular manifestação de fé suscite em todos um novo ardor no Anúncio do Evangelho.

Neste sentido, o Papa Leão XIV súplica ao Altíssimo, por intercessão da Senhora da Berlinda, abundantes graças e favores celestiais sobre todos os seus devotos. E, como penhor de tais preces, O Santo Padre concede-lhes a Bênção Apostólica.

Pietro Card. Parolin, Secretário De Estado »

Texto por Suellen Godinho, com supervisão de Adrielle Brito.